Avaliação de Língua Portuguesa
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Turma: ___________________ Professora: _________________________
Leia o texto e responda à questão
Cientistas descobrem que animais usam dialetos para se comunicar
Alguns animais utilizam "dialetos" para se
comunicar, como as baleias, os golfinhos, as
abelhas e as aves, afirmou a revista alemã de divulgação
científica "P.M. Magazin" em sua
edição de setembro.
Este é outro aspecto mais em comum entre a forma de
comunicação humana e dos animais,
descoberta recentemente pela comunidade científica. Os
golfinhos inventam diferentes assobios para se comunicar, segundo cientistas.
Um exemplo dos diferentes dialetos ocorre com o
estrelinha-de-poupa (Regulus regulus),
um pássaro de pequeno porte caracterizado por ter uma mancha
amarela na cabeça, e cujo piar difere no tom de seus congêneres da China.
No caso dos golfinhos, animais que teriam uma inteligência
parecida com a dos homens, os
cientistas comprovaram que inventam diferentes assobios para
se comunicar.
Um grupo de pesquisadores da Universidade de St. Andrews, na
Escócia, demonstrou que
os golfinhos têm a capacidade de conversar sobre um terceiro
animal que não está presente.
1 - O texto lido trata de:
(A) descrever a beleza de um pássaro.
(B) informar ao leitor sobre uma descoberta científica.
(C) apresentar os cientistas que fizeram a descoberta.
(D) contar sobre a revista que divulga fatos interessantes.
Leia a tirinha abaixo
e responda à questão:
2 – O humor da tirinha está no fato do Chico Bento:
(A) ter caído do penhasco.
(B) ficar segurando o galho.
(C) pedir a corda ao Zé Lelé e
ele responder que não está dormindo.
(D) dizer ao amigo para ele ir dormir.
Leia o texto abaixo e responda a questão:
3 – Nesse texto, no trecho “... Há muito tempo.” (1º parágrafo), o
trecho foi usado para:
(A) indicar lugar.
(B) marcar tempo.
(C) mostrar causa.
(D) revelar comparação.
Leia os textos abaixo:
Texto I
Os cerrados
Essas terras planas do planalto central escondem muitos
riachos, rios e cachoeiras. Na verdade, o cerrado é o berço das águas. Essas
águas brotam das nascentes de brejos ou despencam de paredões de pedra. Em
várias partes do cerrado brasileiro existem canyons com cachoeiras de mais de
cem metros de altura!
SALDANHA, P. Os cerrados. Rio de Janeiro: Ediouro, 2000.
Texto II
Os Pantanais
O homem pantaneiro é muito ligado à terra em que vive. Muitos
moradores não pretendem sair da região. E não é pra menos: além das paisagens e
do mais lindo pôr – do – sol do Brasil Central, o Pantanal é um santuário de
animais selvagens. Um morador do Pantanal do rio Cuiabá, olhando para um bando
de aves, voando sobre veados e capivaras, exclamou: “O Pantanal parece com o
mundo no primeiro dia da criação.”
SALDANHA, P. Os cerrados. Rio de Janeiro: Ediouro, 1995.
4 – Os dois textos
descrevem:
(A) Belezas naturais do Brasil Central.
(B) Animais que habitam os pantanais.
(C) Problemas que afetam os cerrados.
(D) Moradores que abandonaram o pantanal.
Leia o texto abaixo:
Qual a origem do guarda
– chuva?
Os mais antigos que se conhecem foram da Mesopotâmia, há
3.400 anos. Na Mesopotâmia, região do atual Iraque há 3.400 anos já existia
artefatos destinados a proteger a cabeça dos reis – contra o sol, não contra a
chuva, uma raridade naquele lugar. Assim como os abanos, eram feitos de folhas
de palmeiras, plumas. Tinha abano até de papiro. No Egito, adquiriram significado
religioso e na Grécia e em Roma eram tidos como artigo exclusivamente feminino.
Só no século XVIII a obstinação do comerciante inglês Jonas Hanway, um
apaixonado por guarda-chuvas (versão inglesa do guarda-sol tropical),
conseguiria torna-los dignos também de um gentleman. Embora ridicularizado em
vida, após a sua morte, em 1.786, os ingleses aceitaram sair à rua munida do
acessório nos sempre frequentes dias de chuvas do país.
Disponivel em http//wikiGuarda chuva. Acesso em 10 de jan. 2009
5- De acordo com esse
texto, os guarda-chuvas adquiriram sentido religioso:
(A) Na Grécia.
(B) Na Inglaterra.
(C) No Egito.
(D) No Iraque.
Leia o texto abaixo:
Bocão - Pescaria
Estava o homem pescando, calmamente,
quando o Bocão e a mãe dele se aproximaram do pescador.
O Bocão disse:
- Pega um peixe pra eu ver.
O homem ficou caladinho. Aí, o Bocão
disse de novo:
- Ei, moço, pega um peixe pra eu ver.
Ai, a mãe do Bocão disse:
- Não pegue não moço, enquanto ele
não pedir, por favor.
ZIRALDO. O livro do Menino Maluquinho. São Paulo Melhoramentos. 2005 p. 58.
6 - Com base nesse texto, a mãe do
menino queria que ele fosse:
(A) Calmo.
(B)
Cuidadoso.
(C) Educado.
(D) Esperto.
Leia o texto:
A galinha medrosa
Logo ao nascer do sol, uma galinha medrosa, que acordou antes
das outras, saiu do galinheiro.
Ainda tonta de sono e meio distraída viu a própria sombra
atrás dela e levou o maior susto:
- Cocó... cococó... cococó... socorro! Tem um bicho horroroso
me perseguindo! Cocoricó... cocoricó...
E saiu correndo pra lá e pra cá, toda arrepiada, soltando
penas para tudo quanto é lado. A barulheira acordou as outras galinhas que,
assustadas saíram do galinheiro (...)
Fonte Ladoca. A galinha e a sombra 1990.
7- De acordo com o texto, o que
provocou medo na galinha:
(A) Acordar com o nascer do sol.
(B) Ver sua própria sombra.
(C) Acordar antes das outras.
(D) Ver um bicho no galinheiro.
Boa prova amiguinhos!
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