Pular para o conteúdo principal

(813) TRABALHANDO COM FÁBULAS - TEXTO - MÚSICA LETRA E VÍDEO "A FORMIGUINHA"

O QUE É UMA FÁBULA?
É UMA PEQUENA NARRATIVA QUE SUGERE UMA VERDADE OU REFLEXÃO DE ORDEM MORAL EM QUE OS PERSONAGENS SÃO GERALMENTE ANIMAIS, PODENDO SER TAMBÉM OBJETOS OU PESSOAS.
OS ASPECTOS ABORDADOS NAS FÁBULAS PRINCIPALMENTE SÃO:
GANÂNCIA, BONDADE, PACIÊNCIA, GRATIDÃO, TOLICE, PERSEVERANÇA E OUTROS...

A MORAL DA HISTÓRIA
NORMALMENTE ESTÁ EXPLICITADO NO FINAL DA FÁBULA.

DE ONDE VEM A FÁBULA?
AS FÁBULAS EXISTEM HÁ APROXIMADAMENTE 2.600 ANOS a.C.
FORAM DIFUNDIDAS NA GRÉCIA POR UM ESCRAVO CHAMADO ESOPO.
POSTERIORMENTE NO SÉCULO XII O ESCRITOR FRANCÊS JEAN DE LA FONTAINE PASSOU A USAR AS FÁBULAS PARA DENUNCIAR AS INJUSTUÇAS DE SUA ÉPOCA.
NO BRASIL UM DOS GRANDES FABULISTAS FOI MONTEIRO LOBATO, O QUAL CRIOU TAMBÉM SUAS PRÓPRIAS FÁBULAS.

APRENDENDO COM A FÁBULA
A CIGARRA E A FORMIGA
A CIGARRA É UMA GRANDE CANTORA E PASSOU O VERÃO TODO CANTANDO LINDAS CANÇÕES NO ALTO DE UMA ÁRVORE.
A CIGARRA FICAVA O DIA INTEIRO CANTANDO E OLHANDO AS FORMIGAS TRABALHANDO SEM PARAR, A FIM DE CONSTRUÍREM SUAS CASAS PARA ABRIGAREM-SE COM A CHEGADA DO INVERNO.
O SOL BRILHAVA INCESSANTEMENTE E O CALOR ERA GRANDE. ATÉ QUE CERTO DIA O SOL PAROU DE BRILHAR; O VERÃO PASSOU E O INVERNO FINALMENTE CHEGOU.
A CIGARRA ENTÃO DESABRIGADA, COM FRIO, FOME E TOSSINDO MUITO, UM DIA BATEU NA PORTA DA CASA DA FORMIGA.
A FORMIGA OLHOU PELA FRESTA E PERGUNTOU:
- QUEM É VOCÊ? POR QUE ESTÁ TOSSINDO TANTO?
- EU SOU A CIGARRA QUE MORA NO ALTO DA ÁRVORE, CANTEI O VERÃO TODINHO E AGORA NÃO TENHO COMIDA E NEM CASA PARA ME ABRIGAR DO VENTO E DO FRIO.
- AH! ERA VOCÊ QUE ENTÃO CANTAVA? POIS AGORA DANCE!
A CIGARRA IA SAINDO ENTRISTECIDA, QUANDO A FORMIGA A CHAMOU:
- CIGARRA, CIGARRA. ESPERE UM MOMENTO. PUXA VIDA! ERA VOCÊ ENTÃO QUE FICAVA ALEGRANDO NOSSAS VIDAS ENQUANTO TRABALHÁVAMOS?
A CIGARRA RESPONDE CHORANDO:
- SIM ERA EU MESMA.
- ENTÃO ESTÁ BEM, FIQUE MORANDO AQUI ATÉ O TEMPO FICAR BOM.
A CIGARRA SAROU E CONTINUOU A CANTAR, ALEGRANDO A VIDA DE TODA A BICHARADA DA FLORESTA.
MORAL DA HISTÓRIA:
"DEVE-SE PREVER O DIA DE AMANHÃ".


BOA LEITURA E DIVERSÃO!


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(307) CONTO DE ARTIMANHA - PEDRO MALASARTES E O GANSO FALANTE

                                                  PEDRO MALASARTES ERA UM CAIPIRA MUITO MALANDRO, ENGRAÇADO E ESPERTO. TINHA GANHADO DE HERANÇA DE SEU PAI UM SIMPLES GANSO E ANDAVA PELO MUNDO NA COMPANHIA DE CRIANÇAS ÓRFÃS QUE O SEGUIAM PEDINDO AJUDA E COMIDA. AO PASSAR POR UMA FAZENDA, JÁ CANSADOS DE ANDAR E MUITOS FAMINTOS, VIRAM UMA CASA MUITO GRANDE E DECIDIRAM PEDIR COMIDA. AO OLHAR PELA JANELA, PEDRO VIU UMA MULHER E SEU IRMÃO CONVERSANDO E SE DELICIANDO COM VÁRIOS PRATOS DE COMIDA. NESSE INSTANTE, A MULHER OUVIU O BARULHO DO CARRO DE SEU MARIDO CHEGANDO. COMO ERA MUITO EGOÍSTA, GUARDOU O RESTANTE DA COMIDA DENTRO DE UMA GAVETA E PEDIU PARA O SEU IRMÃO ESCONDER-SE DENTRO DO ARMÁRIO. PEDRO TEVE UMA IDEIA DE COMO CONSEGUIR COMIDA E FALOU AO HOMEM QUE CHEGAVA DE CARRO: - OLÁ! EU E MEUS MENINOS ESTAMOS FAMINTOS. POR FAVOR, VOCÊ TERIA COMIDA PARA NOS DAR? - ...

(115) NÚMEROS DE 201 ATÉ 300

BOM ESTUDO! Imagens retiradas da Internet

(396) QUADRINHAS POPULARES - SIGNIFICADO E EXEMPLOS

QUADRINHAS POPULARES - SIGNIFICADO E EXEMPLOS   Também conhecidas como poesias populares, as quadrinhas são trovas simples criadas pelo povo.  Compostas por quatro versos (dai vem o nome) se caracterizam por possuir rimas muitas vezes imperfeitas e escrita muitas vezes incorretas. Porém, são legais e interessantes justamente por serem simples e usarem uma linguagem bem popular. Muitas quadrinhas se caracterizam também pelo humor de cunho popular. As rimas costumam aparecer no 2º e 4º versos. São usadas para expressar desejos, admirações, sentimentos amorosos, reclamações, atitudes maliciosas ou de juízo. As quadrinhas populares são muito usadas em desafios, jogos de adivinhações e provérbios. Andorinha no coqueiro, Sabiá na beira-mar, Andorinha vai e volta, Meu amor não quer voltar. _____________________________ O colo desta menina, É branco como algodão, Tem a beleza das garças, Voando pelo sertão. _____________________________ Palavras fora da boca, É pedr...