Leia o texto escrito pelo navegador Amyr
Klink sobre sua viagem à Antártica, a
bordo do Paratii.
Voltando às milhas restantes e aos longos
meses ainda por vir: eu sabia que não os atravessaria com o mesmo conforto, e
isso por outra razão. O tempo até então se mostrara difícil - nenhuma
visibilidade, muito gelo, vento forte, mas não violento. Nada ainda de ondas
monumentais, ventos devastadores, essas
coisas de que tanto falam e que por certo viriam . E, quando viessem, se por
alguma razão o Parati capotasse, seria melhor não ter diesel
incandescente aceso no interior. Mas eu gostava do foguinho - como chamava o
aquecedor - , enquanto a situação permitisse o manteria vivo.
Fonte: KLINK, Amyr. Mar sem fim: 360º ao redor da
Antártica, 2º ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2.000. (excerto).
(a) afundasse.
(b)
desligasse.
(c)
tombasse.
(d)
furasse.
(2) Quais
foram os motivos que levaram o capitão a perceber que o restante da viagem não
seria confortável ?
(a) o
tempo se mostrara difícil.
(b) seus
companheiros o abandonaram.
(c) as
ondas eram monumentais.
(d) o
aquecedor do Parati quebrou.
Leia o
texto e responda às questões:
O
Rio Tiête percorre o estado de São Paulo de leste a oeste. Nasce em
Salesópolis, na Serra do Mar, a 840 metros
de altitude e não consegue vencer os picos rochosos rumo ao litoral. Por
isso, ao contrário da maioria dos rios que correm para o mar, segue para o
interior, atravessa a Região Metropolitana de São Paulo e percorre 1.100
quilômetros , até o município de Itapura, em sua foz no rio Paraná, na divisa
com o Mato Grosso do Sul.
Fonte: O Rio Tiête. Rede das Águas. São Paulo, 2002.
Disponivel em: <www.rededasaguas.org.br/nucleo/rio_tiete.htm>. Acesso em
26 jul.2008.
(3) O Rio Tiête nasce:
(a)
no
litoral do estado de São Paulo.
(b)
na região metropolitana de São Paulo.
(c) na
cidade de Salesópolis, em São Paulo.
(d)
no estado do Mato Grosso do Sul.
(4) O Rio Tiête percorre:
(a)
1.100 quilômetros
até o município de Itapura.
(b) 1.100 quilômetros até o interior.
(c)
1.100 quilômetros até a Serra do Mar.
(d)
1.100 quilômetros até sua foz no Rio Paraná.
Leia o texto e responda as questões:
Veja
só que coisa triste: o homem é o único
ser vivo que destrói o ambiente em que vive. Nenhum outro habitante do planeta
polui o ar, contamina a água, devasta florestas...
As cidades são os centros de trabalho e
moradia da maioria das pessoas do mundo. Algumas chegam a ter milhões de
habitantes! Para abastecer e abrigar esse mundão de gente, consumimos energia,
exploramos muitos recursos naturais e produzimos um montão de lixo.
É aí que mora o problema. A ação do homem é
perigosa, pois é feita em grandes proporções. A fumaça das industrias, das
queimadas e dos carros das grandes cidades enchem o céu de gases tóxicos. Os esgotos não tratados e o
lixo produzido por industrias e por milhões de pessoas contaminam a água e o
solo.
Fonte:
Disponivel em:
<http://www.canalkids.com.br/meioambiente/planetaemperigo/poluição.htm>.Acesso
em: 25 jul. 2008. (excerto)
(5) A
ilustração do texto destaca:
(a) os milhões de pessoas que habitam
o planeta.
(b) a moradia das pessoas no mundo.
(c) o tratamento dos esgotos nas
cidades.
(d) crianças de olho na destruição do
planeta.
(6)
Para abrigar e abastecer os milhões de pessoas que existem no mundo precisamos:
(a) consumir energia, explorar
recursos naturais e produzir um montão de lixo.
***************************
(b) tratar os esgotos é o suficiente.
(c) poluir o ar que respiramos.
(d) explorar recursos naturais e
contaminar a água e o solo.
(7) De acordo com o texto:
(a) o homem
trabalha e mora nas cidades sem maltratar o meio em que vive.
(b) o
homem é o único ser vivo que destrói o ambiente em que vive.
(c) os
animais destroem o meio ambiente.
(d) os
animais consomem os recursos naturais e poluem o solo e a água.
Leia o texto e responda à questão:
VIAGENS: manual do pequeno observador
Rubens
Matuck
As crianças Araweté têm muita liberdade e
brincam a maior parte do dia com brinquedos improvisados.
Um tronco de bananeira, por exemplo, vira
um barco.
Junto com adultos, aprendem a fazer certas
tarefas, como construir arcos não muito grandes, usados para caçar animais de
pequeno porte. Também acompanham e ajudam seus pais nas plantações de milho e
mandioca.
A partir dos nove anos já são bons
pescadores. São as crianças que, muitas vezes, fornecem peixe para toda aldeia.
Fonte:
MATUCK, Rubens. Viagens: manual do pequeno observador:São Paulo: África, 1997.
(excerto).
(8) A ideia central do
texto é:
(a) as brincadeiras das crianças.
(b) como as crianças aprendem caçar.
(c) o modo de vida das crianças.
(d) o dia a dia do povo, na floresta.
(9) O
que as crianças fornecem para a aldeia na maioria das vezes?
(a) mandioca
(b) milho
(c) peixe
(d) apenas brincam.
(10) De
acordo com o texto Araweté quer dizer:
(a) povo indígena de agricultores e
caçadores.
(b) povo que habita a zona rural e
plantam para sobreviver.
(c) povo da cidade que trabalha no
campo.
(d) pescadores.
Boa sorte amiguinhos!
Já abraçou, quem te ama e cuida de você?
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