Pular para o conteúdo principal

(572) AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS PARA TESTAR O APRENDIZADO


Em harmonia com a natureza
   Luana Vilac – Colaboração para a Folha.
          Todas as manhãs, Laila Soares, 17, entra na internet para ver qual é a lição de casa do dia. De dentro de sua casa no interior de Goiás, feita de barro, areia e palha, ela se comunica com seus professores na Austrália e discute com outros alunos os tópicos do fórum da semana. Além das aulas convencionais, como biologia e matemática, ela estuda mitologia e a condição da mulher na sociedade.
          À tarde, se dedica a tocar violão, pintar ou cuidar das plantas. Duas vezes por semana, ela visita escolas onde dá aula para alunos e professores com o intuito de promover a sustentabilidade.
          Sustentabilidade significa gastar menos do que a natureza consegue repor. Este é o conceito por trás das ecovilas, comunidades nas quais as ações sustentáveis vão muito além da reciclagem do lixo.
         Ela mora no Ecocentro Ipec (Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado), uma ecovila a três quilômetro de Pirenópolis criada há dez anos por seu pai, brasileiro, e sua mãe, australiana.
        Atualmente, há cerca de 20 pessoas morando no local. Mas na época dos cursos o número de residentes pode subir  para 150. “Recebemos gente do mundo inteiro. Estou sempre conhecendo culturas novas e fazendo novos amigos.”
       Mas não é só no ecocentro que Laila expande seus horizontes. Frequentemente, acompanha os pais em trabalhos ao redor do mundo. “Por isso optamos pela escola a distância”, explica. “Assim, posso viajar e continuar estudando.”
Fonte: VILLAC, Luana. Em harmonia com a natureza. Folha de S. Paulo, 30 jun. 2008, Folhateen.

1) De acordo com as informações contidas no texto, é possível dizer que:
(a) Laila estuda em uma escola pública e mora na Austrália.
(b) Laila estuda  pela televisão e mora em Pirenópolis.
(c) Laila estuda pela internet e mora em uma ecovila.
(d) Laila não estuda e mora na Austrália.

2) A tarde Laila se dedica a:
(a) Tocar piano, pintar ou cuidar das plantas.
(b) Tocar violão, pintar ou cuidar das plantas.
(c) Tocar guitarra e cuidar dos estudos.
(d) Não se dedica a nada pois não gosta da Ecovila.

3) Sustentabilidade significa:
(a) Gastar mais do que a natureza pode repor.
(b) Gastar mais pois não  é necessário reposição.
(c) Gastar menos do que a natureza consegue repor.
(d) Reciclagem do lixo.

4)  Laila e os pais optaram pela escola a distância pois:
(a) Assim, pode viajar e continuar estudando.
(b) Assim, pode conhecer as ecovilas.
(c) Apenas para expandir seus horizontes na internet.
(d) Apenas para morar na Austrália.

5)  Esta notícia está disponível no jornal:
(a) Folha da Tarde.
(b) Folha Metropolitana.
(c) Folha de S. Paulo.
(d) Diário de S. Paulo.

Leia o texto para responder às questões:

FOLHINHA  DICAS E REPORTAGENS
São Paulo, sábado, 19 de julho de 2008.
1. Não empine perto da rede elétrica, em cima de lajes e telhados e em lugares movimentados.
2. Nunca use cerol: machuca os motociclistas e corta a camada de borracha dos fios de eletricidade.
3. Não use fios metálicos para empiná-las nem faça rabiolas de fita cassete: são condutores de energia e dão  choques terríveis.
4. Não tente pegar nenhuma pipa que esteja enroscada em um fio elétrico.
5. Também não tente recuperá-las se tiverem caído em Estações Transformadoras de Distribuição (ETDs) ou em subestações da rede elétrica.
Fonte: DICAS e reportagens. Folha de S.Paulo, São Paulo ,19 jul. 2008 Folhinha.
6)  Além de machucar motociclistas, o texto afirma que o uso de cerol pode ser prejudicial quando ele.
(a) conduz energia a quem empina pipa.
(b) dá choque em quem empina pipa.
(c) ajuda a cortar a pipa do outro.
(d) corta a borracha dos fios elétricos.

Como se faz bandeirinhas? É só conhecer a orientação a seguir.

Material necessário:
Você precisará de Folhas coloridas de papel de seda (para festas em apartamento ou lugares fechados) ou folhas plásticas (para pendurar em lugares que pode tomar chuva) Barbante, Cola e tesoura.

Modo de fazer:
1- Pegue uma folha de papel e dobre ao meio duas ou três vezes, dependendo do tamanho que você quer que elas tenham.
2- Corte as duas laterais da folha onde estão as dobras
3- Corte um triângulo na base inferior
4- Passe um pouco de cola na base superior da bandeira, coloque um barbante e dobre o papel, de modo que cubra o fio por completo. Dê um espaço de cerca de 15 cm entre cada folha e repita o processo.
Pronto, é só pendurar as bandeiras de uma parede a outra. Você pode fixar o fio com fita adesiva ou pregos como preferir.

 7) De acordo com o texto, para fazer bandeirinhas, a pessoa precisa:
(a) só abrir e cortar os papéis de seda.
(b) só dobrar e colar os papéis de seda.
(c) esticar o barbante antes de dobrar e recortar os papéis de seda.
(d) dobrar,cortar,passar cola,colocar um barbante e pendurar.

Leia o texto para responder à questão:

CARDÁPIO DA SEMANA

Segunda- feira - 01/09/2018
Pratos quentes; contra-filét acebolado, frango a passarinho, torta de ricota com salame, purê de batata, risoto de aspargo, arroz branco e farofa.
Sobremesa: pudim de laranja, pavê de abacaxi e frutas.

Terça- feira - 02/09/2018
Pratos quentes: costela bovina assada, lombo grelhado, creme de milho, suflê de legumes, arroz de carreteiro, arroz branco e mandioca frita.
Sobremesa:  torta de limão, pudim de "Maria-mole" e frutas.

Quarta-feira -03/09/2018
Pratos quentes: escalo pinho, moqueca de peixe, quiché de abobrinha, pirão, risoto de camarão, arroz branco e cromesquim.
Sobremesa:  torta paulista, mousse de chocolate branco e frutas.

Quinta-feira - 04/09/2018
Pratos quentes: carne assada, frango com catupiry, brócolis ao alho e óleo, torta de batata, arroz de  mestre, arroz branco e batata palha.
Sobremesa: torta de bombom "sonho de valsa" mousse de maracujá e frutas.

Sexta- feira - 05/09/2018
Pratos quentes: lagarto com molho de laranja, bisteca suína, couve com bacon, virado a paulista, arroz gratinado, arroz branco e terrine de legumes.
Sobremesa: torta de maçã, pavê de "bis" e frutas.
Fonte CARDÁPIO da semana, disponível  em <www.usp.br>. Acesso em: 30jul. 2008. Adapitado.

 (8) O texto acima está organizado em forma de uma lista com as informações apresentadas na seguinte sequência:
(a)  datas, dias da semana e alimentos que serão servidos.
(b)  dias da semana, datas e alimentos que serão servidos.
(c)  alimentos que serão servidos, dias da semana e datas.
(d)  datas, alimentos que serão servidos, dias da semana.

Leia o texto para responder à questão:

                Querido pai,
              Não deu para eu cumprir a promessa . A mãe foi mesmo embora.
              Mas a mala dela ficou. E eu acho que assim, sem mala, sem roupa pra trocar, sem escova de dente, não vai dar pra mãe ficar muito tempo sem voltar. Não sei. Vamos ver.
              Eu arrastei a mala e escondi ela debaixo da cama, viu?
              Um beijo da Rebeca.
Fonte : NUNES, Lygia Bojunga.Tchau. Rio de Janeiro: Casa Lygia Bojunga, 2003. (excerto).

 (9) A palavra "viu"?  , grifada no texto, indica que Rebeca faz uma pergunta para:
(a) o pai.
(b) a mãe.
(c)  a menina.
(d)  a mala.

  Leia o texto escrito pelo navegador Amyr Klink sobre sua viagem à  Antártica, a bordo do Paratii.

  Voltando às milhas restantes e aos longos meses ainda por vir: eu sabia que não os atravessaria com o mesmo conforto, e isso por outra razão. O tempo até então se mostrara difícil - nenhuma visibilidade, muito gelo, vento forte, mas não violento. Nada ainda de ondas monumentais, ventos  devastadores, essas coisas de que tanto falam e que por certo viriam . E, quando viessem, se por alguma razão o Parati capotasse, seria melhor não ter diesel incandescente aceso no interior. Mas eu gostava do foguinho - como chamava o aquecedor - , enquanto a situação permitisse o manteria vivo.
Fonte: KLINK, Amyr. Mar sem fim: 360º ao redor da Antártica, 2º ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2.000. (excerto).

(10)  A expressão sublinhada pode ser substituída, sem prejudicar o sentido do texto, por:
(a) afundasse.
(b) desligasse.
(c) tombasse.
(d) furasse.

(11)  Quais foram os motivos que levaram o capitão a perceber que o restante da viagem não seria confortável ?
(a)  o tempo se mostrara difícil.
(b)  seus companheiros o abandonaram.
(c)  as ondas eram monumentais.
(d)  o aquecedor  do Parati quebrou.

  Leia o  texto e responda às questões:
  O Rio Tiête percorre o estado de São Paulo de leste a oeste. Nasce em Salesópolis, na Serra do Mar, a 840 metros  de altitude e não consegue vencer os picos rochosos rumo ao litoral. Por isso, ao contrário da maioria dos rios que correm para o mar, segue para o interior, atravessa a Região Metropolitana de São Paulo e percorre 1.100 quilômetros , até o município de Itapura, em sua foz no rio Paraná, na divisa com o Mato Grosso do Sul.
Fonte: O Rio Tiête. Rede das Águas. São Paulo, 2002. Disponivel em: <www.rededasaguas.org.br/nucleo/rio_tiete.htm>. Acesso em 26 jul.2008.

(12)  O Rio Tiête nasce:
(a)   no  litoral do estado de São Paulo.
(b)   na região metropolitana de São Paulo.
(c)    na cidade de Salesópolis, em São Paulo.
(d)    no estado do Mato Grosso do Sul.

(13)  O Rio Tiête percorre:
(a) 1.100 quilômetros até o município de Itapura.
(b) 1.100 quilômetros até o interior.
(c) 1.100  quilômetros até a Serra do Mar.
(d) 1.100  quilômetros até sua foz no Rio Paraná.

  Leia o texto para responder às questões:
 Os mitos das florestas

   JOÃO-DE-BARRO - [...] Seu canto parece uma gargalhada (no Sul dizem que, quando ele canta, é sinal de bom tempo e é amigo de todos , lutando para salvar seu ninho , sua casa.[...] A fêmea [...] ajuda na construção do ninho, mas parece não ser constante ,  abandonando o macho. O João-de-Barro é fiel até o fim e, por isso , quando percebe que a esposa mudou de amor, tampa a abertura da casa, fechando-a para sempre.
Fonte: DE CICCO, Lúcia Helena Salveti. Os mitos das florestas. Disponível em: <http://www.saudeanimal.com.br/lendas_brasileiras.htm>. Acesso em: 20 jul.2008.
(14)  De acordo com a lenda, o João-de-Barro é um pássaro que:
(a)  gargalha muito.
(b)  é fiel no amor.
(c)   abandona a fêmea.
(d)   canta em tempo bom.

(15)  No Sul, quando o João-de-Barro canta é sinal de:
(a)  tempo muito quente.
(b)  tempo chuvoso.
(c)   sinal de bom tempo.
(d)   sinal de caçadores chegando.

(16) Leia e responda às questões:
  Em que semana foi realizada a Semana de Arte Moderna de 1.922?

       A Semana de Arte Moderna de 1.922 aconteceu em apenas três dias: 13, 15 e 17 de fevereiro. 

O primeiro deles tratou de pintura e escultura, o segundo foi dedicado à literatura e à poesia e o terceiro dia ficou para a  música. O evento, realizado no Teatro Municipal de São Paulo, foi o grande marco do Modernismo no Brasil.
Fonte: EM que semana... Guia dos Curiosos.

(17)  As expressões do texto - primeiro, segundo, e terceiro - informam:
(a) a passagem do ano.
(b) os lugares dos fatos.
(c) o período do mês.
(d) a passagem dos dias.

(18)  Durante a realização dos eventos foram mostrados no primeiro dia:
(a) literatura e poesia.
(b) pintura e escultura.
(c) música.
(d) pintura e poesia.

(19) O evento foi realizado:
(a)   no Teatro Municipal de São Paulo.
(b)   pela internet.
(c)    pela televisão.
(d)    no museu de Arte Moderna.

 O leão e o ratinho
   Um leão, cansado de tanto caçar, dormia espichado debaixo da sombra boa de uma árvore. Vieram uns ratinhos passear em cima dele e ele acordou. Todos conseguiram fugir, menos um, que o leão prendeu debaixo da pata. Tanto o ratinho pediu e implorou que o leão desistiu de esmagá-lo e deixou que fosse embora.
    Algum tempo depois o leão ficou preso na rede de uns caçadores. Não conseguindo se soltar, fazia a floresta inteira tremer com seus urros de raiva. Nisso apareceu o ratinho, e com seus dentes roeu as cordas e soltou o leão.
     Moral: uma boa ação paga com outra.
Fonte: Esopo

(20) Assinale que tipo de gênero se refere o texto:
(a)   conto de fadas.
(b)   informação científica.
(c)   fábula.
(d)   relato.

(21) Assinale a alternativa que apresenta em ordem os acontecimentos:
(a) Um leão descansa e os ratinhos vêm perturbá-lo. Um ratinho negociou sua liberdade e prometeu ajudar o leão quando fosse necessário. Um dia isto acontece: o leão está preso numa rede e o ratinho salva-o.
(b) Um leão, ao descansar, é perturbado por uns ratinhos que passeiam em seu corpo. Um ratinho, que ficou preso nas patas do leão, recebeu dele a misericórdia. Um dia é o leão que está preso numa rede de caçadores e o ratinho salva-o, roendo as cordas.
(c) Um leão descansa depois de caçar. Uns ratinhos perturbam-no. O leão fica preso numa rede de caçadores, mas um dos ratinhos, que é seu amigo, vem ajudá-lo, roendo as cordas e libertando-o.
(d)  Um leão, ao ficar preso numa rede de caçadores, pediu ajuda a um dos ratinhos que já tinha sido salvo pelo felino, quando eles passeavam nas costas do mesmo que descansava após uma caçada.

Bom teste, amiguinhos!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(115) NÚMEROS DE 201 ATÉ 300

BOM ESTUDO! Imagens retiradas da Internet

(304) POEMAS HOMENAGEANDO A BANDEIRA NACIONAL

                                                                   ***************************************************************************** Dia da bandeira 19 de novembro É o dia da bandeira É pra se comemorar  Sem levar na brincadeira Símbolo de uma nação Orgulho do nosso coração Ao vê-la tremular Ao som de sua canção. Nossa bandeira Soberana entre as nações És a mais belas Entre todos os brasões. Das suas cores Retiramos nossos tesouros Por ela nos orgulhamos Enchemos-nos de grandes valores. Do seu verde temos a cor Nossas belas  florestas Repleto de grandiosa fauna E rica em sua flora. Do amarelo esplendoroso Extraímos nossa riqueza Do azul temos nosso céu Do branco a paz de um país harmonioso. Nossa bandeira É nosso manto Onde hasteada Enche-nos de brio  Representando nosso Brasil.  Wagner Poeta  *************************************************