Em
harmonia com a natureza
Luana Vilac – Colaboração para a Folha.
Todas as manhãs, Laila Soares, 17,
entra na internet para ver qual é a lição de casa do dia. De dentro de sua casa
no interior de Goiás, feita de barro, areia e palha, ela se comunica com seus
professores na Austrália e discute com outros alunos os tópicos do fórum da
semana. Além das aulas convencionais, como biologia e matemática, ela estuda
mitologia e a condição da mulher na sociedade.
À tarde, se dedica a tocar violão,
pintar ou cuidar das plantas. Duas vezes por semana, ela visita escolas onde dá
aula para alunos e professores com o intuito de promover a sustentabilidade.
Sustentabilidade significa gastar
menos do que a natureza consegue repor. Este é o conceito por trás das
ecovilas, comunidades nas quais as ações sustentáveis vão muito além da reciclagem
do lixo.
Ela mora no Ecocentro Ipec (Instituto
de Permacultura e Ecovilas do Cerrado), uma ecovila a três quilômetro de
Pirenópolis criada há dez anos por seu pai, brasileiro, e sua mãe, australiana.
Atualmente, há cerca de 20 pessoas
morando no local. Mas na época dos cursos o número de residentes pode
subir para 150. “Recebemos gente do
mundo inteiro. Estou sempre conhecendo culturas novas e fazendo novos amigos.”
Mas não é só no ecocentro que Laila
expande seus horizontes. Frequentemente, acompanha os pais em trabalhos ao
redor do mundo. “Por isso optamos pela escola a distância”, explica. “Assim,
posso viajar e continuar estudando.”
Fonte:
VILLAC, Luana. Em harmonia com a natureza. Folha de S. Paulo, 30 jun. 2008,
Folhateen.
1)
De acordo com as informações contidas no texto, é possível dizer que:
(a) Laila estuda em uma escola pública
e mora na Austrália.
(b) Laila estuda pela televisão e mora em Pirenópolis.
(c) Laila estuda pela internet e mora
em uma ecovila.
(d) Laila não estuda e mora na
Austrália.
2)
A tarde Laila se dedica a:
(a) Tocar piano, pintar ou cuidar das
plantas.
(b) Tocar violão, pintar ou cuidar das
plantas.
(c) Tocar guitarra e cuidar dos
estudos.
(d) Não se dedica a nada pois não
gosta da Ecovila.
3)
Sustentabilidade significa:
(a) Gastar mais do que a natureza
pode repor.
(b) Gastar mais pois não é necessário reposição.
(c) Gastar menos do que a natureza
consegue repor.
(d)
Reciclagem do lixo.
4) Laila e os pais optaram pela escola a
distância pois:
(a) Assim, pode viajar e continuar
estudando.
(b) Assim, pode conhecer as ecovilas.
(c) Apenas
para expandir seus horizontes na internet.
(d) Apenas para morar na Austrália.
5) Esta notícia está disponível no jornal:
(a) Folha da Tarde.
(b) Folha Metropolitana.
(c) Folha de S. Paulo.
(d) Diário de S. Paulo.
Leia
o texto para responder às questões:
FOLHINHA DICAS E REPORTAGENS
São
Paulo, sábado, 19 de julho de 2008.
1. Não
empine perto da rede elétrica, em cima de lajes e telhados e em lugares movimentados.
2. Nunca
use cerol: machuca os motociclistas e corta a camada de borracha dos fios de
eletricidade.
3. Não use
fios metálicos para empiná-las nem faça rabiolas de fita cassete: são
condutores de energia e dão choques
terríveis.
4. Não
tente pegar nenhuma pipa que esteja enroscada em um fio elétrico.
5. Também
não tente recuperá-las se tiverem caído em Estações Transformadoras de
Distribuição (ETDs) ou em subestações da rede elétrica.
Fonte:
DICAS e reportagens. Folha de S.Paulo, São Paulo ,19 jul. 2008 Folhinha.
6) Além de machucar motociclistas, o texto
afirma que o uso de cerol pode ser prejudicial quando ele.
(a) conduz
energia a quem empina pipa.
(b) dá choque em quem empina pipa.
(c) ajuda a cortar a pipa do outro.
(d) corta a borracha dos fios
elétricos.
Como
se faz bandeirinhas? É só conhecer a orientação a seguir.
Material
necessário:
Você
precisará de Folhas coloridas de papel de seda (para festas em apartamento ou
lugares fechados) ou folhas plásticas (para pendurar em lugares que pode tomar
chuva) Barbante, Cola e tesoura.
Modo
de fazer:
1- Pegue uma folha de papel e dobre ao meio
duas ou três vezes, dependendo do tamanho que você quer que elas tenham.
2- Corte as duas laterais da folha onde estão as dobras
3- Corte um triângulo na base inferior
4- Passe um pouco de cola na base superior da bandeira, coloque um barbante e dobre o papel, de modo que cubra o fio por completo. Dê um espaço de cerca de 15 cm entre cada folha e repita o processo.
Pronto, é só pendurar as bandeiras de uma parede a outra. Você pode fixar o fio com fita adesiva ou pregos como preferir.
2- Corte as duas laterais da folha onde estão as dobras
3- Corte um triângulo na base inferior
4- Passe um pouco de cola na base superior da bandeira, coloque um barbante e dobre o papel, de modo que cubra o fio por completo. Dê um espaço de cerca de 15 cm entre cada folha e repita o processo.
Pronto, é só pendurar as bandeiras de uma parede a outra. Você pode fixar o fio com fita adesiva ou pregos como preferir.
7) De acordo com o texto, para fazer
bandeirinhas, a pessoa precisa:
(a) só abrir e cortar os papéis de
seda.
(b) só dobrar e colar os papéis de
seda.
(c)
esticar o
barbante antes de dobrar e recortar os papéis de seda.
(d)
dobrar,cortar,passar
cola,colocar um barbante e pendurar.
Leia
o texto para responder à questão:
CARDÁPIO
DA SEMANA
Segunda-
feira - 01/09/2018
Pratos
quentes; contra-filét
acebolado, frango a passarinho, torta de ricota com salame, purê de batata,
risoto de aspargo, arroz branco e farofa.
Sobremesa: pudim de laranja, pavê de abacaxi
e frutas.
Terça-
feira - 02/09/2018
Pratos
quentes: costela
bovina assada, lombo grelhado, creme de milho, suflê de legumes, arroz de
carreteiro, arroz branco e mandioca frita.
Sobremesa:
torta de limão, pudim de "Maria-mole" e frutas.
Quarta-feira
-03/09/2018
Pratos
quentes: escalo pinho,
moqueca de peixe, quiché de abobrinha, pirão, risoto de camarão, arroz branco e
cromesquim.
Sobremesa:
torta paulista, mousse de chocolate branco e
frutas.
Quinta-feira
- 04/09/2018
Pratos
quentes: carne
assada, frango com catupiry, brócolis ao alho e óleo, torta de batata, arroz
de mestre, arroz branco e batata palha.
Sobremesa:
torta de
bombom "sonho de valsa" mousse de maracujá e frutas.
Sexta-
feira - 05/09/2018
Pratos
quentes:
lagarto com molho de laranja, bisteca suína, couve com bacon, virado a
paulista, arroz gratinado, arroz branco e terrine de legumes.
Sobremesa: torta de maçã, pavê de
"bis" e frutas.
Fonte CARDÁPIO da semana, disponível em <www.usp.br>. Acesso em: 30jul.
2008. Adapitado.
(8) O texto acima está organizado
em forma de uma lista com as informações apresentadas na seguinte sequência:
(a)
datas, dias da semana e alimentos que serão
servidos.
(b)
dias da semana, datas e alimentos que serão
servidos.
(c)
alimentos que serão servidos, dias da semana e datas.
(d) datas,
alimentos que serão servidos, dias da semana.
Leia
o texto para responder à questão:
Querido pai,
Não deu para eu cumprir a
promessa . A mãe foi mesmo embora.
Mas a mala dela ficou. E eu acho
que assim, sem mala, sem roupa pra trocar, sem escova de dente, não vai dar pra
mãe ficar muito tempo sem voltar. Não sei. Vamos ver.
Eu arrastei a mala e escondi ela
debaixo da cama, viu?
Um beijo da Rebeca.
Fonte : NUNES, Lygia Bojunga.Tchau. Rio de Janeiro:
Casa Lygia Bojunga, 2003. (excerto).
(9) A palavra "viu"? , grifada no texto, indica que Rebeca faz uma
pergunta para:
(a) o pai.
(b) a mãe.
(c)
a menina.
(d) a
mala.
Leia o texto escrito pelo navegador Amyr
Klink sobre sua viagem à Antártica, a
bordo do Paratii.
Voltando às milhas restantes e aos longos
meses ainda por vir: eu sabia que não os atravessaria com o mesmo conforto, e
isso por outra razão. O tempo até então se mostrara difícil - nenhuma
visibilidade, muito gelo, vento forte, mas não violento. Nada ainda de ondas
monumentais, ventos devastadores, essas
coisas de que tanto falam e que por certo viriam . E, quando viessem, se por
alguma razão o Parati capotasse, seria melhor não ter diesel
incandescente aceso no interior. Mas eu gostava do foguinho - como chamava o
aquecedor - , enquanto a situação permitisse o manteria vivo.
Fonte: KLINK, Amyr. Mar sem fim: 360º ao redor da
Antártica, 2º ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2.000. (excerto).
(10)
A expressão sublinhada pode ser substituída,
sem prejudicar o sentido do texto, por:
(a) afundasse.
(b)
desligasse.
(c)
tombasse.
(d)
furasse.
(11) Quais
foram os motivos que levaram o capitão a perceber que o restante da viagem não
seria confortável ?
(a) o
tempo se mostrara difícil.
(b) seus
companheiros o abandonaram.
(c) as
ondas eram monumentais.
(d) o
aquecedor do Parati quebrou.
Leia o
texto e responda às questões:
O
Rio Tiête percorre o estado de São Paulo de leste a oeste. Nasce em
Salesópolis, na Serra do Mar, a 840 metros
de altitude e não consegue vencer os picos rochosos rumo ao litoral. Por
isso, ao contrário da maioria dos rios que correm para o mar, segue para o
interior, atravessa a Região Metropolitana de São Paulo e percorre 1.100
quilômetros , até o município de Itapura, em sua foz no rio Paraná, na divisa
com o Mato Grosso do Sul.
Fonte: O Rio Tiête. Rede das Águas. São Paulo, 2002.
Disponivel em: <www.rededasaguas.org.br/nucleo/rio_tiete.htm>. Acesso em
26 jul.2008.
(12) O Rio Tiête nasce:
(a)
no
litoral do estado de São Paulo.
(b)
na região metropolitana de São Paulo.
(c) na
cidade de Salesópolis, em São Paulo.
(d)
no estado do Mato Grosso do Sul.
(13) O Rio Tiête percorre:
(a)
1.100 quilômetros
até o município de Itapura.
(b) 1.100 quilômetros até o interior.
(c)
1.100 quilômetros até a Serra do Mar.
(d)
1.100 quilômetros até sua foz no Rio Paraná.
Leia o texto para responder às questões:
Os mitos das florestas
JOÃO-DE-BARRO - [...] Seu canto parece uma
gargalhada (no Sul dizem que, quando ele canta, é sinal de bom tempo e é amigo
de todos , lutando para salvar seu ninho , sua casa.[...] A fêmea [...] ajuda
na construção do ninho, mas parece não ser constante , abandonando o macho. O João-de-Barro é fiel
até o fim e, por isso , quando percebe que a esposa mudou de amor, tampa a
abertura da casa, fechando-a para sempre.
Fonte: DE CICCO, Lúcia Helena Salveti. Os mitos das
florestas. Disponível em:
<http://www.saudeanimal.com.br/lendas_brasileiras.htm>. Acesso em: 20
jul.2008.
(14) De acordo com a lenda, o João-de-Barro é um
pássaro que:
(a) gargalha
muito.
(b) é
fiel no amor.
(c) abandona
a fêmea.
(d) canta
em tempo bom.
(15) No Sul, quando o João-de-Barro canta é sinal
de:
(a) tempo
muito quente.
(b) tempo
chuvoso.
(c) sinal
de bom tempo.
(d) sinal
de caçadores chegando.
(16) Leia e responda às questões:
(16) Leia e responda às questões:
Em que semana foi realizada a Semana de Arte
Moderna de 1.922?
A Semana de Arte Moderna de 1.922
aconteceu em apenas três dias: 13, 15 e 17 de fevereiro.
O primeiro
deles tratou de pintura e escultura, o segundo foi dedicado à literatura e à
poesia e o terceiro dia ficou para a
música. O evento, realizado no Teatro Municipal de São Paulo, foi o
grande marco do Modernismo no Brasil.
Fonte:
EM que semana... Guia dos Curiosos.
(17) As expressões do texto - primeiro, segundo, e
terceiro - informam:
(a) a passagem do ano.
(b) os lugares dos fatos.
(c) o período do mês.
(d) a passagem dos dias.
(18) Durante a realização dos eventos foram
mostrados no primeiro dia:
(a) literatura e poesia.
(b) pintura e escultura.
(c) música.
(d) pintura e poesia.
(19) O
evento foi realizado:
(a) no Teatro Municipal de São Paulo.
(b) pela
internet.
(c) pela
televisão.
(d) no
museu de Arte Moderna.
O leão e o ratinho
Um
leão, cansado de tanto caçar, dormia espichado debaixo da sombra boa de uma
árvore. Vieram uns ratinhos passear em cima dele e ele acordou. Todos
conseguiram fugir, menos um, que o leão prendeu debaixo da pata. Tanto o
ratinho pediu e implorou que o leão desistiu de esmagá-lo e deixou que fosse
embora.
Algum tempo depois o leão ficou preso na
rede de uns caçadores. Não conseguindo se soltar, fazia a floresta inteira
tremer com seus urros de raiva. Nisso apareceu o ratinho, e com seus dentes
roeu as cordas e soltou o leão.
Moral: uma boa ação paga com outra.
Fonte:
Esopo
(20)
Assinale que tipo de gênero se refere o texto:
(a) conto
de fadas.
(b) informação
científica.
(c) fábula.
(d) relato.
(21)
Assinale a alternativa que apresenta em ordem os acontecimentos:
(a) Um leão descansa e os ratinhos vêm
perturbá-lo. Um ratinho negociou sua liberdade e prometeu ajudar o leão quando
fosse necessário. Um dia isto acontece: o leão está preso numa rede e o ratinho
salva-o.
(b) Um leão, ao descansar, é
perturbado por uns ratinhos que passeiam em seu corpo. Um ratinho, que ficou
preso nas patas do leão, recebeu dele a misericórdia. Um dia é o leão que está
preso numa rede de caçadores e o ratinho salva-o, roendo as cordas.
(c) Um leão descansa depois de caçar.
Uns ratinhos perturbam-no. O leão fica preso numa rede de caçadores, mas um dos
ratinhos, que é seu amigo, vem ajudá-lo, roendo as cordas e libertando-o.
(d) Um leão, ao ficar preso numa rede de
caçadores, pediu ajuda a um dos ratinhos que já tinha sido salvo pelo felino,
quando eles passeavam nas costas do mesmo que descansava após uma caçada.
Bom teste, amiguinhos!!!
Bom teste, amiguinhos!!!
Comentários
Postar um comentário