Pular para o conteúdo principal

(503) INDICAÇÃO LITERÁRIA - A FÁBULA DA ÁGUIA E DA GALINHA - LEONARDO BOFF

INDICAÇÃO LITERÁRIA-A FÁBULA DA ÁGUIA E DA GALINHA - LEONARDO BOFF
Resultado de imagem para a aguia e a galinha de leonardo boff resumo



Naturalista:Alguém que vê algo acabado e acredita que ali pode sim ser reconstruindo.
É uma pessoa que encherga onde ninguem mais acredita,incentiva o outro etc.

Galinha e a águia, se a águia for criada com galinhas,pessoas acham que ela será como uma galinha, mais águia sempre sera uma águia e uma pessoa naturalista acredita que uma vez águia sempre águia. 
ERA UMA VEZ UM CAMPONÊS QUE FOI À FLORESTA APANHAR UM PÁSSARO, A FIM DE MANTÊ-LO CATIVO EM CASA. CONSEGUIU PEGAR UM FILHOTE DE ÁGUIA. COLOCOU-O NO GALINHEIRO JUNTO ÀS GALINHAS. CRESCEU COMO UMA GALINHA. 

DEPOIS DE CINCO ANOS, ESSE HOMEM RECEBEU EM SUA CASA A VISITA DE UM NATURALISTA. ENQUANTO PASSEAVAM
 PELO JARDIM, DISSE O NATURALISTA: "ESSE PÁSSARO AÍ NÃO É UMA GALINHA. É UMA ÁGUIA.
" DE FATO", DISSE O HOMEM . "É UMA ÁGUIA. MAS EU A CRIEI COMO GALINHA. ELA NÃO É MAIS ÁGUIA. É UMA GALINHA COMO AS OUTRAS".
"NÃO" , RETRUCOU O NATURALISTA. "ELA É E SERÁ SEMPRE UMA ÁGUIA. POIS TEM UM CORAÇÃO DE ÁGUIA. ESTE CORAÇÃO A FARÁ UM DIA VOAR ÀS ALTURAS."
"NÃO" , INSISTIU O CAMPONÊS. "ELA VIROU GALINHA E JAMAIS VOARÁ COMO ÁGUIA."
ENTÃO DECIDIRAM FAZER UMA PROVA. O NATURALISTA TOMOU A ÁGUIA, ERGUEU-A  BEM ALTO E, DESAFIANDO-A, DISSE: "JÁ QUE VOCÊ DE FATO É UMA ÁGUIA , JÁ QUE VOCÊ PERTENCE AO CÉU E NÃO À TERRA, ENTÃO ABRA SUAS ASAS E VOE!".
A ÁGUIA FICOU SENTADA SOBRE O BRAÇO ESTENDIDO DO NATURALISTA. OLHAVA DISTRAIDAMENTE AO REDOR. VIU AS GALINHAS LÁ EMBAIXO, CISCANDO GRÃOS. E PULOU PARA JUNTO DELAS.
O CAMPONÊS COMENTOU: "EU LHE DISSE, ELA VIROU UMA SIMPLES GALINHA!".
"NÃO", TORNOU A INSISTIR O NATURALISTA. " ELA É UMA ÁGUIA. É UMA ÁGUIA SEMPRE SERÁ UMA ÁGUIA. VAMOS EXPERIMENTAR NOVAMENTE AMANHÃ."
NO DIA SEGUINTE, O NATURALISTA SUBIU COM A ÁGUIA NO TETO DA CASA. SUSSURROU-LHE: " ÁGUIA, JÁ QUE VOCÊ É UMA ÁGUIA, ABRA SUAS ASAS E VOE!"
MAS, QUANDO A ÁGUIA VIU LÁ EMBAIXO AS GALINHAS CISCANDO O CHÃO, PULOU E FOI PARAR JUNTO DELAS.
O CAMPONÊS SORRIU E VOLTOU À CARGA: "EU HAVIA LHE DITO, ELA VIROU GALINHA!. 
"NÃO", RESPONDEU FIRMEMENTE O NATURALISTA. "ELA É ÁGUIA E POSSUI SEMPRE UM CORAÇÃO DE ÁGUIA. VAMOS EXPERIMENTAR AINDA UMA ÚLTIMA VEZ. AMANHÃ A FAREI VOAR."
NO DIA SEGUINTE, O NATURALISTA E O CAMPONÊS LEVANTARAM BEM CEDO. PEGARAM A ÁGUIA, LEVARAM-NA PARA O ALTO DE UMA MONTANHA. O SOL ESTAVA NASCENDO E DOURAVA OS PICOS DAS MONTANHAS.O NATURALISTA ERGUEU A ÁGUIA  PARA O ALTO E ORDENOU-LHE: "ÁGUIA, JÁ QUE VOCÊ É UMA ÁGUIA,JÁ QUE VOCÊ PERTENCE AO CÉU E NÃO À TERRA, ABRA SUAS ASAS E VOE!".
A ÁGUIA OLHOU AO REDOR. TREMIA, COMO SE EXPERIMENTASSE NOVA VIDA. MAS NÃO VOOU.
ENTÃO, O NATURALISTA SEGUROU-A  FIRMEMENTE, BEM NA DIREÇÃO DO SOL, DE SORTE QUE SEUS OLHOS PUDESSEM SE ENCHER DE CLARIDADE E GANHAR AS DIMENSÕES DO VASTO HORIZONTE. FOI QUANDO ELA ABRIU SUAS POTENTES ASAS. ERGUEU-SE, SOBERANA, SOBRE SI MESMA. E COMEÇOU A VOAR, VOAR PARA O ALTO E A VOAR CADA VEZ MAIS ALTO. VOOU. E NUNCA MAIS RETORNOU.
POVOS DA ÁFRICA (E DO BRASIL)! NÓS FOMOS CRIADOS À IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS. MAS HOUVE PESSOAS QUE NOS FIZERAM PENSAR COMO GALINHAS. E NÓS AINDA PENSAMOS QUE SOMOS EFETIVAMENTE GALINHAS. MAS NÓS SOMOS ÁGUIAS.
POR ISSO, IRMÃOS, ABRAM AS ASAS E VOEM. VOEM COMO AS ÁGUIAS. JAMAIS SE CONTENTEM COM OS GRÃOS QUE LHES JOGAREM AOS PÉS PARA CISCAR.


BOA LEITURA!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(307) CONTO DE ARTIMANHA - PEDRO MALASARTES E O GANSO FALANTE

                                                  PEDRO MALASARTES ERA UM CAIPIRA MUITO MALANDRO, ENGRAÇADO E ESPERTO. TINHA GANHADO DE HERANÇA DE SEU PAI UM SIMPLES GANSO E ANDAVA PELO MUNDO NA COMPANHIA DE CRIANÇAS ÓRFÃS QUE O SEGUIAM PEDINDO AJUDA E COMIDA. AO PASSAR POR UMA FAZENDA, JÁ CANSADOS DE ANDAR E MUITOS FAMINTOS, VIRAM UMA CASA MUITO GRANDE E DECIDIRAM PEDIR COMIDA. AO OLHAR PELA JANELA, PEDRO VIU UMA MULHER E SEU IRMÃO CONVERSANDO E SE DELICIANDO COM VÁRIOS PRATOS DE COMIDA. NESSE INSTANTE, A MULHER OUVIU O BARULHO DO CARRO DE SEU MARIDO CHEGANDO. COMO ERA MUITO EGOÍSTA, GUARDOU O RESTANTE DA COMIDA DENTRO DE UMA GAVETA E PEDIU PARA O SEU IRMÃO ESCONDER-SE DENTRO DO ARMÁRIO. PEDRO TEVE UMA IDEIA DE COMO CONSEGUIR COMIDA E FALOU AO HOMEM QUE CHEGAVA DE CARRO: - OLÁ! EU E MEUS MENINOS ESTAMOS FAMINTOS. POR FAVOR, VOCÊ TERIA COMIDA PARA NOS DAR? - ...

(115) NÚMEROS DE 201 ATÉ 300

BOM ESTUDO! Imagens retiradas da Internet

(304) POEMAS HOMENAGEANDO A BANDEIRA NACIONAL

                                                                   ***************************************************************************** Dia da bandeira 19 de novembro É o dia da bandeira É pra se comemorar  Sem levar na brincadeira Símbolo de uma nação Orgulho do nosso coração Ao vê-la tremular Ao som de sua canção. Nossa bandeira Soberana entre as nações És a mais belas Entre todos os brasões. Das suas cores Retiramos nossos tesouros Por ela nos orgulhamos Enchemos-nos de grandes valores. Do seu verde temos a cor Nossas belas  florestas Repleto de grandiosa fauna E rica em sua flora. Do amarelo esplendoroso Extraímos nossa riqueza Do azul temos nosso céu Do branco a paz de um país harmonioso...