Pular para o conteúdo principal

(456 )PREVENÇÃO DA DENGUE - TEXTO INFORMATIVO

PREVENÇÃO DA DENGUE -  TEXTO INFORMATIVO



A ação mais simples para prevenção da dengue é evitar o nascimento do mosquito, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação. Para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução.
A regra básica é não deixar a água, principalmente limpa, parada em qualquer tipo de recipiente.
Como a proliferação do mosquito da dengue é rápida, além das iniciativas governamentais, é importantíssimo que a população também colabore para interromper o ciclo de transmissão e contaminação. Para se ter uma ideia, em 45 dias de vida, um único mosquito pode contaminar até 300 pessoas.
Então, a dica é manter recipientes, como caixas d’água, barris, tambores tanques e cisternas, devidamente fechados. E não deixar água parada em locais como: vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, drenos de escoamento, canaletas, blocos de cimento, urnas de cemitério, folhas de plantas, tocos e bambus, buracos de árvores, além de outros locais em que a água da chuva é coletada ou armazenada.
É bom lembrar que o ovo do mosquito da dengue pode sobreviver até 450 dias, mesmo se o local onde foi depositado o ovo estiver seco. Caso a área receba água novamente, o ovo ficará ativo e pode atingir a fase adulta em um espaço de tempo entre 2 e 3 dias. Por isso é importante eliminar água e lavar os recipientes com água e sabão.

Como eliminar as larvas e os mosquitos da dengue
Imagem relacionada
Pesquisadoras da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de São José do Rio Preto (SP) descobriram que a cafeína é fatal para o desenvolvimento da larva do Aedes aegypti. No estudo, elas verificaram que quanto maior a concentração de cafeína na água parada contida em vasos, ralos e plantas, menor o tempo de vida das larvas. De acordo com as cientistas, foi  registrada uma taxa de mortalidade de 100%. Nenhuma das larvas conseguiu chegar ao último estágio de desenvolvimento.
Resultados semelhantes foram obtidos com a borra de café. Em laboratório, quatro colheres de sopa de borra de café bloquearam o desenvolvimento de larvas mergulhadas no equivalente a um copo de água.
Em situações de epidemia de dengue, o método de combate mais usado contra a reprodução do mosquito é a aplicação de inseticidas, mas a maioria desses produtos é tóxica. Além disso, com o tempo, os mosquitos podem adquirir resistência a essas substâncias. A borra de café funciona como um inseticida natural e não faz mal para seres humanos, animais e plantas.
Outros produtos, como o sal de cozinha e a água sanitária, têm sido recomendados contra o Aedes egypti. Mas há limitações: eles não podem ser aplicados em plantas, por exemplo. A borra é um resíduo produzido diariamente na maioria das residências. Ela pode ser jogada sobre o solo dos jardins e hortas, na terra dos vasos ou dentro das bromélias. Não se deve diluí-la em água antes de aplicar.
A larva se intoxica ao ingerir extratos de borra do café. A quantidade de borra a ser utilizada depende da quantidade de água acumulada. Se o local contém o equivalente a meio copo de água de chuva ou de rega, por exemplo, duas colheres de sopa de borra bastam. A mesma quantidade de borra nova deve ser colocada a cada sete dias.

Data de criação: 18/09/2007
Última atualização: 01/02/2011

Fonte internet



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(307) CONTO DE ARTIMANHA - PEDRO MALASARTES E O GANSO FALANTE

                                                  PEDRO MALASARTES ERA UM CAIPIRA MUITO MALANDRO, ENGRAÇADO E ESPERTO. TINHA GANHADO DE HERANÇA DE SEU PAI UM SIMPLES GANSO E ANDAVA PELO MUNDO NA COMPANHIA DE CRIANÇAS ÓRFÃS QUE O SEGUIAM PEDINDO AJUDA E COMIDA. AO PASSAR POR UMA FAZENDA, JÁ CANSADOS DE ANDAR E MUITOS FAMINTOS, VIRAM UMA CASA MUITO GRANDE E DECIDIRAM PEDIR COMIDA. AO OLHAR PELA JANELA, PEDRO VIU UMA MULHER E SEU IRMÃO CONVERSANDO E SE DELICIANDO COM VÁRIOS PRATOS DE COMIDA. NESSE INSTANTE, A MULHER OUVIU O BARULHO DO CARRO DE SEU MARIDO CHEGANDO. COMO ERA MUITO EGOÍSTA, GUARDOU O RESTANTE DA COMIDA DENTRO DE UMA GAVETA E PEDIU PARA O SEU IRMÃO ESCONDER-SE DENTRO DO ARMÁRIO. PEDRO TEVE UMA IDEIA DE COMO CONSEGUIR COMIDA E FALOU AO HOMEM QUE CHEGAVA DE CARRO: - OLÁ! EU E MEUS MENINOS ESTAMOS FAMINTOS. POR FAVOR, VOCÊ TERIA COMIDA PARA NOS DAR? - ...

(115) NÚMEROS DE 201 ATÉ 300

BOM ESTUDO! Imagens retiradas da Internet

(396) QUADRINHAS POPULARES - SIGNIFICADO E EXEMPLOS

QUADRINHAS POPULARES - SIGNIFICADO E EXEMPLOS   Também conhecidas como poesias populares, as quadrinhas são trovas simples criadas pelo povo.  Compostas por quatro versos (dai vem o nome) se caracterizam por possuir rimas muitas vezes imperfeitas e escrita muitas vezes incorretas. Porém, são legais e interessantes justamente por serem simples e usarem uma linguagem bem popular. Muitas quadrinhas se caracterizam também pelo humor de cunho popular. As rimas costumam aparecer no 2º e 4º versos. São usadas para expressar desejos, admirações, sentimentos amorosos, reclamações, atitudes maliciosas ou de juízo. As quadrinhas populares são muito usadas em desafios, jogos de adivinhações e provérbios. Andorinha no coqueiro, Sabiá na beira-mar, Andorinha vai e volta, Meu amor não quer voltar. _____________________________ O colo desta menina, É branco como algodão, Tem a beleza das garças, Voando pelo sertão. _____________________________ Palavras fora da boca, É pedr...