Pular para o conteúdo principal

(456 )PREVENÇÃO DA DENGUE - TEXTO INFORMATIVO

PREVENÇÃO DA DENGUE -  TEXTO INFORMATIVO



A ação mais simples para prevenção da dengue é evitar o nascimento do mosquito, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação. Para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução.
A regra básica é não deixar a água, principalmente limpa, parada em qualquer tipo de recipiente.
Como a proliferação do mosquito da dengue é rápida, além das iniciativas governamentais, é importantíssimo que a população também colabore para interromper o ciclo de transmissão e contaminação. Para se ter uma ideia, em 45 dias de vida, um único mosquito pode contaminar até 300 pessoas.
Então, a dica é manter recipientes, como caixas d’água, barris, tambores tanques e cisternas, devidamente fechados. E não deixar água parada em locais como: vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, drenos de escoamento, canaletas, blocos de cimento, urnas de cemitério, folhas de plantas, tocos e bambus, buracos de árvores, além de outros locais em que a água da chuva é coletada ou armazenada.
É bom lembrar que o ovo do mosquito da dengue pode sobreviver até 450 dias, mesmo se o local onde foi depositado o ovo estiver seco. Caso a área receba água novamente, o ovo ficará ativo e pode atingir a fase adulta em um espaço de tempo entre 2 e 3 dias. Por isso é importante eliminar água e lavar os recipientes com água e sabão.

Como eliminar as larvas e os mosquitos da dengue
Imagem relacionada
Pesquisadoras da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de São José do Rio Preto (SP) descobriram que a cafeína é fatal para o desenvolvimento da larva do Aedes aegypti. No estudo, elas verificaram que quanto maior a concentração de cafeína na água parada contida em vasos, ralos e plantas, menor o tempo de vida das larvas. De acordo com as cientistas, foi  registrada uma taxa de mortalidade de 100%. Nenhuma das larvas conseguiu chegar ao último estágio de desenvolvimento.
Resultados semelhantes foram obtidos com a borra de café. Em laboratório, quatro colheres de sopa de borra de café bloquearam o desenvolvimento de larvas mergulhadas no equivalente a um copo de água.
Em situações de epidemia de dengue, o método de combate mais usado contra a reprodução do mosquito é a aplicação de inseticidas, mas a maioria desses produtos é tóxica. Além disso, com o tempo, os mosquitos podem adquirir resistência a essas substâncias. A borra de café funciona como um inseticida natural e não faz mal para seres humanos, animais e plantas.
Outros produtos, como o sal de cozinha e a água sanitária, têm sido recomendados contra o Aedes egypti. Mas há limitações: eles não podem ser aplicados em plantas, por exemplo. A borra é um resíduo produzido diariamente na maioria das residências. Ela pode ser jogada sobre o solo dos jardins e hortas, na terra dos vasos ou dentro das bromélias. Não se deve diluí-la em água antes de aplicar.
A larva se intoxica ao ingerir extratos de borra do café. A quantidade de borra a ser utilizada depende da quantidade de água acumulada. Se o local contém o equivalente a meio copo de água de chuva ou de rega, por exemplo, duas colheres de sopa de borra bastam. A mesma quantidade de borra nova deve ser colocada a cada sete dias.

Data de criação: 18/09/2007
Última atualização: 01/02/2011

Fonte internet



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(115) NÚMEROS DE 201 ATÉ 300

BOM ESTUDO! Imagens retiradas da Internet

(808) CANTIGA - LAVADEIRA

 O SOL VEM NASCENDO ALI APARECEU UMA VELHINHA ASSIM COM A TROUXA DESSE TAMANHO E A ÁGUA PEQUENININHA LAVA, LAVA LAVADEIRA QUANTO MAIS LAVA MAIS CHEIRA O SOL VEM NASCENDO ALI APARECEU UMA VELHINHA ASSIM COM A TROUXA DESSE TAMANHO E A ÁGUA PEQUENININHA BATE, BATE LAVADEIRA QUANTO MAIS BATE MAIS CHEIRA O SOL VEM NASCENDO ALI APARECEU UMA VELHINHA ASSIM COM A TROUXA DESSE TAMANHO E A ÁGUA PEQUENININHA TORCE, TORCE LAVADEIRA QUANTO MAIS TORCE MAIS CHEIRA O SOL VEM NASCENDO ALI APARECEU UMA VELHINHA ASSIM COM A TROUXA DESSE TAMANHO E A ÁGUA PEQUENININHA SECA, SECA LAVADEIRA QUANTO MAIS SECA MAIS CHEIRA O SOL VEM NASCENDO ALI APARECEU UMA VELHINHA ASSIM COM A TROUXA DESSE TAMANHO  E A ÁGUA PEQUENININHA DOBRA, DOBRA LAVADEIRA QUANTO MAIS DOBRA MAIS CHEIRA O SOL VEM NASCENDO ALI APARECEU UMA VELHINHA ASSIM COM A TROUXA DESSE TAMANHO E A ÁGUA PEQUENININHA GUARDA, GUARDA LAVADEIRA QUANTO MAIS GUARDA MAIS CHEIRA. FONTE: RENATA MEIRELLES. GIRAMUNDO E OUTROS BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS DOS MENINOS DO

🎈(833) PARLENDAS CURTAS 🎈

  A GALINHA GALINHA CHOCA COMEU MINHOCA SAIU PULANDO FEITO PIPOCA. ************ A ABELHA A ABELHA TRABALHA TODO DIA FAZ MEL. VOA LIVRE E LIGEIRA PELO AZUL DO CÉU. ********** A BRUXA ERA UMA BRUXA, Á MEIA NOITE, EM UM CASTELO MAL - ASSOMBRADO, COM UMA FACA NA MÃO, PASSANDO MANTEIGA NO PÃO. *********** SUCO GELADO SUCO GELADO CABELO ARREPIADO QUAL É A LETRA  DO SEU NAMORADO? A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z ********* Fonte: Internet Bom trabalho amiguinhos!