Pular para o conteúdo principal

(419) PARTE 2 - FOLCLORE BRASILEIRO DA REGIÃO SUL

PARTE 2 - FOLCLORE BRASILEIRO DA REGIÃO SUL:

A Cultura da Região Sul :foi influenciada pelos imigrantes que vieram da Europa, na segunda metade do século XIX. Uma herança de espanhóis, negros, portugueses, alemães, italianos, dentre outros. Por isso, surgiram vários elementos que tornaram a região única e cheia de detalhes na arquitetura, na música, na literatura, nas danças e em suas celebrações.
Por exemplo, na literatura, é possível citar escritores famosos como Alcides Maia, Érico Veríssimo, Luís Fernando Veríssimo, Mario Quintana, do Rio Grande do Sul. Já nas músicas, há a presença das folclóricas, como do pau-de-fita e estilos como o xote, a valsa, o vaneirão, dentre outros, que irão variar de acordo com o estado 
Resultado de imagem para folclore cultura da região sul

Lendas e Folclore da Região Sul


Folclore são mitos e lendas passadas para as pessoas ao longo dos anos. Alguns ocorreram realmente, mas a maioria das histórias foram criadas pelas pessoas para assustar ou para aplicar uma lição nos demais. Dividido entre lendas e mitos, as lendas são histórias que são contadas para diversas pessoas no boca a boca e mesclam ficção e fatos históricos. Já os mitos possuem características mais simbólicas, com o objetivo de explicar acontecimentos na natureza.

Danças: congada, cateretê, baião, chula, 

chimarrita, 

jardineira, marujada.


Festas tradicionais:



Nossa Senhora dos Navegadores em Porto Alegre;

 da uva em Caxias do Sul; da cerveja em Blumenau;

 festas juninas e rodeios.



Principais Festas do Sul

As festas da região sul são marcadas pelas tradições trazidas pelos colonizadores e também imigrantes, a culinária regional, bem como a produção agropecuária. Essas celebrações típicas atraem pessoas de cidades vizinhas e também de outros estados do Brasil.

Outras Festas Tradicionais da Região Sul

  • Cavalhadas (PR)
  • Festa do Divino (PR)
  • Fandango (PR)
  • Festa Nacional do Carneiro no Buraco (PR)
  • Festa Nacional do Charque (PR)
  • Sommerfest (SC)
  • Festa Nacional do Marreco (SC)

Festa Nacional da Uva 

A primeira festa da uva aconteceu em 1931, na cidade de Caxias do Sul, no Rio grande do Sul. Por produzir a maior parte das uvas do estado, a cidade resolveu fazer uma festa para celebrar a fartura e a produção de vinho.
Um fato curioso é que, durante a Segunda Guerra Mundial, a festa foi interrompida por treze anos. Atualmente, o evento conta com a apresentação de diversos carros alegóricos, concursos e comidas típicas. Ocorre também a eleição de soberanas e embaixatrizes da festa da uva.

Marejada

A marejada é uma festa ocorrida na cidade de Itajaí, em Santa Catarina. Esse evento abriga apresentações que lembram o mar. Isso interfere na culinária, nas exposições e apresentações ocorridas durante a festa que teve sua primeira edição em 1987.

Festival de Cinema de Gramado

Esse festival foi criado depois que ocorreu uma Mostra de Cinema. A primeira edição ocorreu em 1973 e incentiva o cinema brasileiro. Os atores e produções premiados no evento recebem o Kikito de Ouro, uma estatueta que significa o deus do bom humor.

Festa de Nossa Senhora dos Navegantes

Essa festa religiosa ocorre em Santa Catarina todos os anos. A imagem de Nossa Senhora é levada por embarcações em uma procissão pelo mar.                                               

Lendas:


Negrinho do Pastoreio, do Sapé, Tiaracaju 

do  Boitatá, do Boiguaçu, do Curupira e do Saci - 

Pererê.






Pratos: Baba-de-moça, churrasco, arroz-de-


carreteiro, feijoada, fervido.                         

Bebidas: chimarrão, feito com erva-mate, tomado 


em cuia e bomba apropriada.




BOM TRABALHO!!!





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(307) CONTO DE ARTIMANHA - PEDRO MALASARTES E O GANSO FALANTE

                                                  PEDRO MALASARTES ERA UM CAIPIRA MUITO MALANDRO, ENGRAÇADO E ESPERTO. TINHA GANHADO DE HERANÇA DE SEU PAI UM SIMPLES GANSO E ANDAVA PELO MUNDO NA COMPANHIA DE CRIANÇAS ÓRFÃS QUE O SEGUIAM PEDINDO AJUDA E COMIDA. AO PASSAR POR UMA FAZENDA, JÁ CANSADOS DE ANDAR E MUITOS FAMINTOS, VIRAM UMA CASA MUITO GRANDE E DECIDIRAM PEDIR COMIDA. AO OLHAR PELA JANELA, PEDRO VIU UMA MULHER E SEU IRMÃO CONVERSANDO E SE DELICIANDO COM VÁRIOS PRATOS DE COMIDA. NESSE INSTANTE, A MULHER OUVIU O BARULHO DO CARRO DE SEU MARIDO CHEGANDO. COMO ERA MUITO EGOÍSTA, GUARDOU O RESTANTE DA COMIDA DENTRO DE UMA GAVETA E PEDIU PARA O SEU IRMÃO ESCONDER-SE DENTRO DO ARMÁRIO. PEDRO TEVE UMA IDEIA DE COMO CONSEGUIR COMIDA E FALOU AO HOMEM QUE CHEGAVA DE CARRO: - OLÁ! EU E MEUS MENINOS ESTAMOS FAMINTOS. POR FAVOR, VOCÊ TERIA COMIDA PARA NOS DAR? - ...

(115) NÚMEROS DE 201 ATÉ 300

BOM ESTUDO! Imagens retiradas da Internet

(304) POEMAS HOMENAGEANDO A BANDEIRA NACIONAL

                                                                   ***************************************************************************** Dia da bandeira 19 de novembro É o dia da bandeira É pra se comemorar  Sem levar na brincadeira Símbolo de uma nação Orgulho do nosso coração Ao vê-la tremular Ao som de sua canção. Nossa bandeira Soberana entre as nações És a mais belas Entre todos os brasões. Das suas cores Retiramos nossos tesouros Por ela nos orgulhamos Enchemos-nos de grandes valores. Do seu verde temos a cor Nossas belas  florestas Repleto de grandiosa fauna E rica em sua flora. Do amarelo esplendoroso Extraímos nossa riqueza Do azul temos nosso céu Do branco a paz de um país harmonioso...