DIRETOR: FRANCISCO PEDROSA DE LIMA
No dia em que se comemora o dia deste grande colaborador da educação, 12 de novembro, o Brasil agradece o empenho e a parceria de todos os diretores de escola do nosso país. Estes profissionais com capacidade, sabedoria e honestidade contribuem para a melhoria de nossa sociedade e dos indivíduos nela envolvidos.
Eles são milhares e se somam à grande parte de educadores que tem em sua empreitada diária, o cuidado com a escola - crianças, adolescentes e adultos. O trabalho é quase um sacerdócio, tendo em vista que em sua responsabilidade está a educação de muitos brasileiros e brasileiras. Eles são pais e mães diante das dificuldades, são conciliadores diante de conflitos e ainda tem como sua principal função, a direção de uma escola.
A administração da escola não é um processo destacado da atividade educacional , ao contrário, está envolvido nela de tal forma que o diretor precisa estar sempre atento às conseqüências educativas de suas decisões e atos. No desempenho da sua função, o diretor é um educador preocupado com o bem-estar dos alunos, e não apenas um administrador em busca de eficiência.
O diretor tem em suas mãos uma grande soma
de responsabilidades. Na verdade, ele é
responsável por tudo o que se passa na escola.
Em ocasiões especiais, o diretor representa a
própria escola, por exemplo, quando comparece
a uma solenidade como convidado por sua
função de diretor, quando preside uma reunião
na própria escola, quando confere certificados e
diplomas, quando se dirige a outras entidades
para tratar de assuntos de interesse da escola.
Assim sendo, diretor de escola é uma função
bastante complexa com três aspectos
relevantes: autoridade escolar; educador e
administrador. Os que convivem com um diretor
competente costumam admirá-lo como
pessoa,
apreciam seu discernimento, reconhecem sua
personalidade positiva, mas quanto
as tarefas não as conhecem claramente.
Acreditam que a sua principal função seja
comandar, isto é, fazer com que todos
trabalhem, enquanto ele mesmo apenas
observa, achando a direção supérflua. A boa
direção se integra tanto com a atividade da
escola que quase não é percebida.
Aparentemente, o diretor nada tem a fazer
numa escola em que todos cumprem suas
obrigações e executam suas funções.
Mas se uma pessoa incompetente assume esse
papel, em pouco tempo as dificuldades serão
tantas que cairá a estrutura cuidadosamente
montada pelo diretor competente. Então, é pelo
contraste que aparece o real mérito do diretor.
Portanto, o diretor é a peça básica para o bom
funcionamento da escola.
"O progresso da ciência e da técnica com sua
projeção nas atividades humanas, precisa ser
assimilado pelos administradores escolares, o
que dará uma consciência de efetiva prioridade
aos problemas da educação no país".
Fonte: Portal Escola
Boa leitura!!!!!!!!
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