Pular para o conteúdo principal

(415) FOLCLORE BRASILEIRO DA REGIÃO CENTRO - OESTE - PARTE 4

FOLCLORE BRASILEIRO DA REGIÃO CENTRO - OESTE :
CENTRO - OESTE

Danças: tapiocas, congada, reisado, folia de reis,

 cururu e tambor.


Festas tradicionais: carvalhada, tourada, festas 


juninas.



Lendas: pé-de-garrafa, Lobisomem, Saci-Pererê, 

Romãozinho (ver abaixo a lenda de Romãozinho)



Romãozinho é uma criatura do folclore brasileiro. Ele é um menino, filho de um agricultor e já nasceu mau e pérfido. Ele sempre gostou de maltratar os animais e destruir as plantas.
Uma vez, sua mãe mandou-o levar o almoço ao pai, que trabalhava na roça. Ele foi de má-vontade. No meio do caminho, ele comeu a galinha, colocou seus ossos na marmita e levou-a ao pai. Quando o pai viu os ossos em vez da comida, ele perguntou o que aquilo significava. Romãozinho, perfidamente, disse:
- Deram a mim isso... Eu penso que minha mãe comeu a galinha com o homem que vai a nossa casa quando você não está lá, e enviou-lhe somente os ossos.
Enlouquecido de raiva, o pai voltou logo para casa, puxou do punhal e matou a esposa. Antes de morrer, a mãe amaldiçoou o filho que ria, dizendo:
- Você não morrerá nunca! Você não conhecerá o céu ou o inferno, nem repousará enquanto existir um vivente sobre a terra!
Romãozinho riu ante a maldição e foi embora. Desde então, o menino nunca cresceu, anda pelas estradas e faz travessuras: quebra as telhas dos telhados a pedradas, assusta os homens e tortura as galinhas.
Este mito é algo semelhante ao do judeu-errante, que também nunca morreu por causa de uma maldição.
Fonte: pt.wikipedia.org
Pratos: arroz de carreteiro, mandioca, peixes.

 





Costumes da região centro-oeste

Por Juliana Miranda
A região Centro-Oeste do Brasil é formada pelos Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e pelo Distrito Federal. Essa região do país tem uma cultura muito rica e costumes bem peculiares.

A cultura da região centro-oeste é uma mescla de elementos indígenas e das tradições dos imigrantes paulistas, mineiros, gaúchos, bolivianos e paraguaios. Existem muitas manifestações populares típicas da região centro-oeste, como a Procissão do Fogaréu e as Cavalhadas.
A Procissão do Fogaréu acontece em várias cidades durante a Páscoa. O evento simboliza a prisão de Jesus Cristo. Já as Cavalhadas são apresentações teatrais ao ar livre que imitam uma batalha medieval. Uma das cavalhadas mais tradicionais da região centro-oeste acontece em Pirenópolis.

Outro costume marcante dessa região do Brasil é o cururu, uma dança de origem indígena praticada do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Essa dança é feita para homenagear os santos padroeiros das cidades do interior.

Além disso, a região centro-oeste tem costumes deliciosos na culinária. Os pratos típicos da região são o arroz com pequi, a galinhada com pequi e guariroba, o empadão goiano, a sopa paraguaia, o arroz carreteiro e o arroz boliviano.

A região centro-oeste ainda mantém o costume das tecelãs e do artesanato de madeira, cerâmica e das bonecas de pano. Outros eventos culturais da região são a festa de São Benedito, o Siriri, o Rasqueado Cuiabano e o Viola-de-Cocho.

O Distrito Federal é uma região onde é possível encontrar muitos imigrantes de diversos estados brasileiros. Por isso, Brasília é uma das cidades mais multiculturais da região centro-oeste do país.



Bom trabalho!!!!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

(115) NÚMEROS DE 201 ATÉ 300

BOM ESTUDO! Imagens retiradas da Internet

(264) TRAVA - LÍNGUA - FAROFA FEITA COM MUITA FARINHA FOFA FAZ UMA FOFOCA FEIA.

FAROFA FEITA COM MUITA FARINHA FOFA FAZ UMA FOFOCA FEIA. UFA!!! TOMARA QUE VOCÊ TENHA CONSEGUIDO SEM TRAVAR SUA LÍNGUA!!!