Pular para o conteúdo principal

(239) DIA DA INFORMÁTICA - 15 DE AGOSTO - OS PRIMEIROS COMPUTADORES E INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO DO BRASIL



Em meados da década de 50, quando começaram a ser comercializados os primeiros computadores com capacidade de programação e armazenamento de informação, apareceram as primeiras experiências do seu uso na educação.
A utilização de computadores na educação é tão remota quanto o advento comercial dos mesmos. Esse tipo de aplicação sempre foi um desafio para os pesquisadores preocupados com a disseminação dos computadores na nossa sociedade.

O dia da Informática é comemorado em 15 de agosto. A informática trouxe muitos avanços, benefícios e facilidades para as pessoas, seja através de programas ou da própria Internet. A informática é uma ferramenta essencial para as tarefas de qualquer empresa.
O dia da Informática é comemorado hoje, pois foi no dia 15 de agosto de 1946 que surgiu o primeiro computador  – O Eniac (que em inglês é a sigla de “Electrical Numerical Integrator and Calculator” – Calculadora e Integrador Elétrico Numérico).
Ele pesava 30 toneladas, possuía 5,50 m de altura e 25 m de comprimento e ocupava 180 m² de área construída.
Parando para pensar, é incrível perceber a evolução da informática desde então, e os benefícios que ela trouxe para nós, tornando-se uma ferramenta imprescindível em nosso dia-a-dia.



História da informática na educação do 

Brasil 

No Brasil, como em outros países, o uso do computador na educação teve início com algumas experiências em universidades, no princípio da década de 70. Em 1971, foi realizado na Universidade Federal de São Carlos um seminário intensivo sobre o uso de computadores no ensino de Física, ministrado por E. Huggins, especialista da Universidade de Dartmouth, E.U.A. (Souza, 19
83).

Bom trabalho!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(115) NÚMEROS DE 201 ATÉ 300

BOM ESTUDO! Imagens retiradas da Internet

(304) POEMAS HOMENAGEANDO A BANDEIRA NACIONAL

                                                                   ***************************************************************************** Dia da bandeira 19 de novembro É o dia da bandeira É pra se comemorar  Sem levar na brincadeira Símbolo de uma nação Orgulho do nosso coração Ao vê-la tremular Ao som de sua canção. Nossa bandeira Soberana entre as nações És a mais belas Entre todos os brasões. Das suas cores Retiramos nossos tesouros Por ela nos orgulhamos Enchemos-nos de grandes valores. Do seu verde temos a cor Nossas belas  florestas Repleto de grandiosa fauna E rica em sua flora. Do amarelo esplendoroso Extraímos nossa riqueza Do azul temos nosso céu Do branco a paz de um país harmonioso. Nossa bandeira É nosso manto Onde hasteada Enche-nos de brio  Representando nosso Brasil.  Wagner Poeta  *************************************************