Pular para o conteúdo principal

(157) GEOGRAFIA - ZONA URBANA E ZONA RURAL




GEOGRAFIA - ZONA URBANA E ZONA RURAL





O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) define zona urbana como toda sede de município (cidade) e de distrito (vila). Essa classificação, zona urbana, não leva em consideração o tamanho da cidade nem a quantidade de habitantes.
Algumas características básicas de uma zona urbana são: edificações contínuas, habitações, meio-fio, calçadas, rede de iluminação, serviços de saúde, educação, saneamento ambiental, lazer, entre outros.

Sendo assim, a população urbana tem mais facilidade de acesso a hospitais, escolas, tratamento de esgoto, água encanada e lazer.
 Outro elemento que atrai milhares de pessoas para as cidades é o processo de industrialização e a mecanização das atividades rurais, desencadeando o êxodo rural (migração do campo para a cidade). 

No entanto, a expansão urbana sem o devido planejamento tem gerado uma série de problemas sociais e ambientais. A ocupação de lugares indevidos para a moradia é um deles, pois casas são construídas em encostas de morros, áreas próximas a rios, etc.

Outro ponto negativo é a grande produção de lixo e o destino inadequado desses resíduos. Lixões são formados a céu aberto, fato que provoca a poluição do solo, da atmosfera, da água subterrânea, além de gerar muitas doenças.
Os congestionamentos no trânsito, a violência, moradias em locais inadequados, desigualdade social e população em situação de rua são outros problemas comuns nos grandes centros urbanos brasileiros.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Escola Kids

ZONA URBANA É CIDADE!!!!

******************************************************
Zona rural é uma região que não integra o perímetro urbano, ou seja, é uma área do município não classificada como zona urbana ou zona de expansão urbana.
A zona rural é de fundamental importância para nossas vidas, pois nela são desenvolvidas as atividades agropecuárias, como o cultivo de vários alimentos (arroz, feijão, frutas, legumes, etc.) e a criação de animais (bois, vacas, porcos, entre outros).

Outra característica econômica da zona rural é o ecoturismo, também chamado de turismo rural. Essa é uma atividade realizada de forma consciente e ecologicamente correta, que segue os princípios elementares de desenvolvimento sustentável.


Muitas pessoas buscam sair da rotina estressante da zona urbana, e encontram na zona rural uma forma de descanso. Entre as atividades realizadas no campo estão: trilhas ecológicas, cavalgadas, banhos em cachoeiras, etc.
A zona rural também tem as importantes funções de preservar a biodiversidade de um determinado local, garantir a qualidade da água e manter as terras indígenas. Nesse sentido, as Unidades de Conservação foram criadas com o intuito de preservar o patrimônio ambiental e cultural do país.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Escola Kids

ZONA RURAL É CAMPO!!!

******************************************

BOM TRABALHO!!!

Comentários

  1. noss to cassando pra caramba a pagina oficial desse cara: Wagner de Cerqueira e Francisco.
    se alguem souber me ajude

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

(304) POEMAS HOMENAGEANDO A BANDEIRA NACIONAL

*****************************************************************************

Dia da bandeira 19 de novembro
É o dia da bandeira É pra se comemorar  Sem levar na brincadeira Símbolo de uma nação Orgulho do nosso coração Ao vê-la tremular Ao som de sua canção.
Nossa bandeira Soberana entre as nações És a mais belas Entre todos os brasões.
Das suas cores Retiramos nossos tesouros Por ela nos orgulhamos Enchemos-nos de grandes valores.
Do seu verde temos a cor Nossas belas  florestas Repleto de grandiosa fauna E rica em sua flora.
Do amarelo esplendoroso Extraímos nossa riqueza Do azul temos nosso céu Do branco a paz de um país harmonioso.
Nossa bandeira

(415) FOLCLORE BRASILEIRO DA REGIÃO CENTRO - OESTE - PARTE 4

FOLCLORE BRASILEIRO DA REGIÃO CENTRO - OESTE :
CENTRO - OESTE

Danças: tapiocas, congada, reisado, folia de reis,

 cururu e tambor.


Festas tradicionais: carvalhada, tourada, festas 

juninas.



Lendas: pé-de-garrafa, Lobisomem, Saci-Pererê, 

Romãozinho (ver abaixo a lenda de Romãozinho)