Pular para o conteúdo principal

(225) COMEMORAÇÃO - 1º DE AGOSTO - DIA MUNDIAL DA AMAMENTAÇÃO


                                            


O leite materno oferece à criança nutrição da melhor qualidade, com uma grande variedade de substâncias que influenciam diretamente no seu crescimento e desenvolvimento, além de proteger contra uma série de males. 

Infecções intestinais, otites, pneumonias, alergias, asma, osteoporose, doenças degenerativas e diabetes estão na lista. Quando mama no peito, a criança aprende a regular o ciclo sucção/deglutição/respiração, prevenindo problemas de fala e respiração. As vantagens seguem além do biológico e atingem a saúde mental do pequeno. O contato de pele com pele e olho no olho, durante a amamentação, estabelece um importante laço afetivo que atua do equilíbrio emocional do bebê, prevenindo o comportamento agressivo mais tarde.

Sempre pronto para servir, na temperatura ideal, à vontade e de graça, com todos os nutrientes de que o bebê precisa e, de bônus, no aconchegante colo da mamãe. Assim é o leite materno, o alimento mais completo que existe, fabricado pelo seu corpo assim que seu filho nasce. 

Nos primeiros seis meses, apenas o leite é suficiente para suprir todas as necessidades do bebê. As glândulas mamárias localizadas nos seios da mãe produzem entre 600 e 800 mililitros diários essa bebida milagrosa quantidade que dispensa quaisquer complementos, como água, chás e leites industrializados. 

O bebê deve mamar quando der vontade, sem horários fixos. E não faltam motivos para oferecer o peito. 

Descubra agora porque é tão importante amamentar e o que você e o pequeno ganham com esse gesto de amor.
Vantagem para a mamãe
A mulher que amamenta regularmente perde até 500 gramas de peso por mês como o corpo gasta um bocado de calorias para produzir leite, quem amamenta volta à forma mais rápido ou pode se dar ao luxo de comer mais sem engordar. 




Momento único
Existem algumas técnicas que ajudam a mamãe a achar a melhor maneira para acomodar o bebê e facilitar a pega da mama. A posição ideal é aquela onde ambos ficam confortáveis e relaxados.

Geralmente, a mãe fica sentada segurando o bebê de frente para ela, deixando barriga com barriga. Quanto mais colados estiverem, mais fácil é a amamentação. Não há razão para tentar mudar a posição, se o bebê estiver extraindo bem o leite                                

FONTE: PORTAL ESCOLA



Confira alguns dos benefícios da amamentação:

Para o bebê
  1. O leite materno contém todos os nutrientes e anticorpos essenciais até o 6º mês de vida;
  • Bebês que foram amamentados têm menos chance de se tornarem obesos ou com sobrepeso no futuro;
  • A amamentação previne alergias, anemia e infecções respiratórias, como a asma;
  • Bebês amamentados têm risco menor de desenvolver diabetes tipo II;
  • Crianças que tiveram amamentação exclusiva até os seis meses tiveram 3 pontos em média a mais em testes de QI.
Para mães
  • A amamentação reduz a depressão pós-parto;
  • O leite materno é acessível;
  • A amamentação ajuda no controle da natalidade (tem uma taxa de proteção de 98% nos primeiros seis meses);
  • Tem um efeito protetor contra o câncer de mama e de ovário;
  • A amamentação reduz o risco da mulher desenvolver diabetes tipo 2 após a gravidez.                             
Apesar dos benefícios, não são todas as crianças que recebem amamentação exclusiva. Segundo dados de 2017 da Organização Mundial de Saúde, apenas 38% delas são alimentadas exclusivamente com o leite da mãe até os 6 meses de idade. Também apenas 32% continuam sendo amamentadas até os dois 2 anos.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, se todas as crianças do mundo fossem amamentadas, seria possível salvar a vida de 820 mil crianças de até 5 anos de idade anualmente.

Responsabilidade de toda a sociedade

As entidades reforçam que o incentivo à amamentação deve envolver toda a comunidade. Além da licença-maternidade de quatro meses, empresas devem por lei oferecer dois descansos diários para a mãe, de meia hora cada um, até o 6º mês de vida do bebê.
Algumas empresas também aderiram ao Programa Empresa Cidadã, da Receita Federal, e passaram a adotar a licença-maternidade de seis meses.
O Ministério da Saúde também estimula que toda a sociedade respeite a mãe que está amamentando, reconhecendo o valor da amamentação. Profissionais de saúde também são orientados a introduzir o pai no processo de amamentação.
Em abril desse ano, a Organização Mundial de Saúde publicou uma lista com 10 recomendações para que profissionais de saúde ajudem no estímulo do aleitamento exclusivo. Dentre os incentivos, está em facilitar o contato da mãe com o bebê o mais rápido possível após o nascimento.
Fonte: Internet/Bem Estar

BOA LEITURA E BOM TRABALHO!!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(115) NÚMEROS DE 201 ATÉ 300

BOM ESTUDO! Imagens retiradas da Internet

(264) TRAVA - LÍNGUA - FAROFA FEITA COM MUITA FARINHA FOFA FAZ UMA FOFOCA FEIA.

FAROFA FEITA COM MUITA FARINHA FOFA FAZ UMA FOFOCA FEIA. UFA!!! TOMARA QUE VOCÊ TENHA CONSEGUIDO SEM TRAVAR SUA LÍNGUA!!!