Pular para o conteúdo principal

(64) O QUE É UM TRAVA-LÍNGUA?


   Trava-língua é uma espécie de jogo verbal que consiste em dizer, com clareza e rapidez, versos ou frases com grande concentração de sílabas difíceis de pronunciar, ou de sílabas formadas com os mesmos sons, mas em ordem diferente. Os trava-línguas são oriundos da cultura popular, são modalidades de parlendas (rimas infantis), podendo aparecer sob a forma de prosa, versos, ou frases. Os trava-línguas recebem essa denominação devido à dificuldade que as pessoas enfrentam ao tentar pronunciá-los sem tropeços, ou, como o próprio nome diz, sem "travar a língua". Além de aperfeiçoarem a pronúncia, servem para divertir e provocar disputa entre amigos.
Veja a seguir uma série de trava-línguas e tente pronunciá-los rapidamente:

Veja a seguir uma série de trava-línguas e tente pronunciá-los rapidamente:
O rato roeu a roupa do Rei de roma, a rainha com raiva resolveu remendar.
rei.jpg (2420 bytes)
tigres.jpg (3646 bytes)
Trazei três pratos de trigo para três tigres tristes comerem.
Num ninho de mafagafos, cinco mafagafinhos há! Quem os desmafagafizá-los, um bom desmafagafizador será.mafagafos.jpg (2877 bytes)
arara.jpg (2256 bytes)
A Iara agarra e amarra a rara arara de Araraquara.
Em rápido rapto, um rápido rato raptou três ratos sem deixar rastros.
ratos.jpg (2765 bytes)
bagre.jpg (1401 bytes)
Bagre branco, branco bagre.
O padre pouca capa tem, porque pouca capa compra.
padre.jpg (1933 bytes)


Tenta falar bem rápido!!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(115) NÚMEROS DE 201 ATÉ 300

BOM ESTUDO! Imagens retiradas da Internet

(304) POEMAS HOMENAGEANDO A BANDEIRA NACIONAL

                                                                   ***************************************************************************** Dia da bandeira 19 de novembro É o dia da bandeira É pra se comemorar  Sem levar na brincadeira Símbolo de uma nação Orgulho do nosso coração Ao vê-la tremular Ao som de sua canção. Nossa bandeira Soberana entre as nações És a mais belas Entre todos os brasões. Das suas cores Retiramos nossos tesouros Por ela nos orgulhamos Enchemos-nos de grandes valores. Do seu verde temos a cor Nossas belas  florestas Repleto de grandiosa fauna E rica em sua flora. Do amarelo esplendoroso Extraímos nossa riqueza Do azul temos nosso céu Do branco a paz de um país harmonioso. Nossa bandeira É nosso manto Onde hasteada Enche-nos de brio  Representando nosso Brasil.  Wagner Poeta  *************************************************