Pular para o conteúdo principal

(73) CURIOSIDADE SOBRE O CEDILHA - Ç - POR QUE O Ç, NÃO APARECE NO ALFABETO?

Resultado de imagem para ç

Adivinhe só: é porque o ç não é bem uma letra,ela não consta no alfabeto oficial:


Afinal, o que é a cedilha?

A cedilha é um sinal diacrítico. Calma, a palavra é complicada, mas o significado não é. Um sinal diacrítico serve para diferenciar letras ou palavras, ou seja, nesse caso, quando a letra c recebe a cedilha, ela deixará de ser lida como /c/ para ser lida com o som de /s/. Portanto, o ç nada mais é do que uma representação fonética.
De onde veio a cedilha?
A cedilha surgiu no idioma castelhano no século XVI a partir da aplicação do sufixo diminutivo -illa (em português -ilha) ao nome da letra z, portanto, zedilla. Essa zedilla era colocada sob a letra c para representar o som de /s/. Curiosamente, a zedilla não é mais utilizada no castelhano e no espanhol, apenas no português, francês e catalão.
Por que o c com cedilha não aparece no início de nenhuma palavra?
Até o século XV ou XVI era comum o uso do c com cedilha no início de palavras, contudo, convencionou-se que nenhuma palavra da língua portuguesa deveria ser iniciada com a cedilha, até porque ela não é letra, mas sim um sinal diacrítico.

Por Luana Castro
Graduada em Letras
REFORÇANDO O APRENDIZADO:
O ç não é uma letra, é só a letra c com um sinal especial. A cedilha funciona como um acento colocado sobre as vogais, só que nesse caso o acento vai numa consoante (a letra c) e fica abaixo da letra. A cedilha surgiu no idioma espanhol antigo, na Idade Média, e era um pequeno z que mudava a pronúncia do c para tz.
Mais tarde, o ç deixou de ser usado no idioma espanhol, mas foi mantido em outras línguas, como o português e o francês. Com a cedilha, notamos a diferença do som do c nas palavras caça e caca, por exemplo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(115) NÚMEROS DE 201 ATÉ 300

BOM ESTUDO! Imagens retiradas da Internet

(304) POEMAS HOMENAGEANDO A BANDEIRA NACIONAL

                                                                   ***************************************************************************** Dia da bandeira 19 de novembro É o dia da bandeira É pra se comemorar  Sem levar na brincadeira Símbolo de uma nação Orgulho do nosso coração Ao vê-la tremular Ao som de sua canção. Nossa bandeira Soberana entre as nações És a mais belas Entre todos os brasões. Das suas cores Retiramos nossos tesouros Por ela nos orgulhamos Enchemos-nos de grandes valores. Do seu verde temos a cor Nossas belas  florestas Repleto de grandiosa fauna E rica em sua flora. Do amarelo esplendoroso Extraímos nossa riqueza Do azul temos nosso céu Do branco a paz de um país harmonioso. Nossa bandeira É nosso manto Onde hasteada Enche-nos de brio  Representando nosso Brasil.  Wagner Poeta  *************************************************