Pular para o conteúdo principal

(20) O QUE SÃO LIMERIQUES?


SÃO POEMAS BRINCALHÕES, DE APENAS CINCO VERSOS, CRIADOS PELOS CELTAS*.
 Os limeriques tiveram origem na Irlanda, e foram criados por soldados que, na época da guerra, os inventavam para passar o tempo,  este nome deriva da cidade Irlandesa de Limerick, fundada pelos celtas.
 Edward Lear, (1812/1888), desenhista inglês que viajou pelo mundo pintando paisagens e animais, certa vez, enquanto trabalhava na casa de um conde, percebeu que seus limeriques faziam muito sucesso entre as crianças.
Elas corriam para a cozinha, onde ele almoçava com os empregados, para ouvi-los.
Ele gostava de fazê-los pensando nas pessoas que via nas viagens que fazia pelo mundo e inventava excentricidades sobre elas.
Edward Lear nunca teve a intenção de publicá-los, mas acabou fazendo isso em 1846.
“Limeriques das coisas boas”, de Tatiana Belinky, editora Formato.
Assim, descobriram as características desse gênero, ou seja, que limerique é um poema curto, bem-humorado, sem compromisso com o sentido (nonsense), e que, estruturalmente, é composto por cinco versos, com rimas entre o primeiro, o segundo e o quinto versos; e o terceiro e o quarto versos.
Havia um cachorro na Bahia
Que comia ervilha na bacia.
Domingo comia no prato.E tinha medo de gato!
Esse estranho cachorro da Bahia.

O Pelé fazia um roléa torcida gritava: — Olé!
O Brasil fazia uma falta,
o juiz tocava flauta.
O Pelé fazia outro rolé.

No galho da árvore, um bode
torcia o frondoso bigode.
Mas os passarinhos
fizeram seus ninhos
Nos pêlos daquele bigode.

TENTE VOCÊ CRIAR UM LIMERIQUE E LEVE PARA  A ESCOLA. COMPARTILHAREMOS NA HORA DA LEITURA.
BOM TRABALHO!









Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

(115) NÚMEROS DE 201 ATÉ 300

BOM ESTUDO! Imagens retiradas da Internet

🎈(833) PARLENDAS CURTAS 🎈

  A GALINHA GALINHA CHOCA COMEU MINHOCA SAIU PULANDO FEITO PIPOCA. ************ A ABELHA A ABELHA TRABALHA TODO DIA FAZ MEL. VOA LIVRE E LIGEIRA PELO AZUL DO CÉU. ********** A BRUXA ERA UMA BRUXA, Á MEIA NOITE, EM UM CASTELO MAL - ASSOMBRADO, COM UMA FACA NA MÃO, PASSANDO MANTEIGA NO PÃO. *********** SUCO GELADO SUCO GELADO CABELO ARREPIADO QUAL É A LETRA  DO SEU NAMORADO? A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z ********* Fonte: Internet Bom trabalho amiguinhos!

(307) CONTO DE ARTIMANHA - PEDRO MALASARTES E O GANSO FALANTE

                                                  PEDRO MALASARTES ERA UM CAIPIRA MUITO MALANDRO, ENGRAÇADO E ESPERTO. TINHA GANHADO DE HERANÇA DE SEU PAI UM SIMPLES GANSO E ANDAVA PELO MUNDO NA COMPANHIA DE CRIANÇAS ÓRFÃS QUE O SEGUIAM PEDINDO AJUDA E COMIDA. AO PASSAR POR UMA FAZENDA, JÁ CANSADOS DE ANDAR E MUITOS FAMINTOS, VIRAM UMA CASA MUITO GRANDE E DECIDIRAM PEDIR COMIDA. AO OLHAR PELA JANELA, PEDRO VIU UMA MULHER E SEU IRMÃO CONVERSANDO E SE DELICIANDO COM VÁRIOS PRATOS DE COMIDA. NESSE INSTANTE, A MULHER OUVIU O BARULHO DO CARRO DE SEU MARIDO CHEGANDO. COMO ERA MUITO EGOÍSTA, GUARDOU O RESTANTE DA COMIDA DENTRO DE UMA GAVETA E PEDIU PARA O SEU IRMÃO ESCONDER-SE DENTRO DO ARMÁRIO. PEDRO TEVE UMA IDEIA DE COMO CONSEGUIR COMIDA E FALOU AO HOMEM QUE CHEGAVA DE CARRO: - OLÁ! EU E MEUS MENINOS ESTAMOS FAMINTOS. POR FAVOR, VOCÊ TERIA COMIDA PARA NOS DAR? - ...