Pular para o conteúdo principal

(581) TEXTO INFORMATIVO - VOCÊ SABE COMO SURGIU O DIA DO PROFESSOR?




Imagem retirada da Internet.

   O Dia do Professor é comemorado em 15 de outubro. Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil.
   No Dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D'Ávila, D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, "todas as cidades, vilas e lugares teriam suas escolas de primeiras letras".
   Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, salário dos professores, matérias básicos que todos os alunos deveriam aprender e até como professores deveriam ser contratados. A ideia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima  - caso tivesse sido cumprida.
   Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.
   Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos,conhecido como "Caetaninho". O longo período letivo do segundo semestre ia de 1º de junho a 15 de dezembro, com apenas dez dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa lançada, que depois cresceu e implantou-se por todo o Brasil. 
   A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado:
"Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e famílias".
Fonte: Jornal dos Professores (CPP) - Outubro 2018

Agradeça ao seu professor tudo que você já aprendeu! Ele é o profissional que incentiva e forma  outros profissionais.
   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(115) NÚMEROS DE 201 ATÉ 300

BOM ESTUDO! Imagens retiradas da Internet

(264) TRAVA - LÍNGUA - FAROFA FEITA COM MUITA FARINHA FOFA FAZ UMA FOFOCA FEIA.

FAROFA FEITA COM MUITA FARINHA FOFA FAZ UMA FOFOCA FEIA. UFA!!! TOMARA QUE VOCÊ TENHA CONSEGUIDO SEM TRAVAR SUA LÍNGUA!!!