Pular para o conteúdo principal

(579) AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS PARA TESTAR O APRENDIZADO



  Leia o texto escrito pelo navegador Amyr Klink sobre sua viagem à  Antártica, a bordo do Paratii.

  Voltando às milhas restantes e aos longos meses ainda por vir: eu sabia que não os atravessaria com o mesmo conforto, e isso por outra razão. O tempo até então se mostrara difícil - nenhuma visibilidade, muito gelo, vento forte, mas não violento. Nada ainda de ondas monumentais, ventos  devastadores, essas coisas de que tanto falam e que por certo viriam . E, quando viessem, se por alguma razão o Parati capotasse, seria melhor não ter diesel incandescente aceso no interior. Mas eu gostava do foguinho - como chamava o aquecedor - , enquanto a situação permitisse o manteria vivo.
Fonte: KLINK, Amyr. Mar sem fim: 360º ao redor da Antártica, 2º ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2.000. (excerto).

(1)  A expressão sublinhada pode ser substituída, sem prejudicar o sentido do texto, por:
(a) afundasse.
(b) desligasse.
(c) tombasse.
(d) furasse.

(2)  Quais foram os motivos que levaram o capitão a perceber que o restante da viagem não seria confortável ?
(a)  o tempo se mostrara difícil.
(b)  seus companheiros o abandonaram.
(c)  as ondas eram monumentais.
(d)  o aquecedor  do Parati quebrou.

  Leia o  texto e responda às questões:
  O Rio Tiête percorre o estado de São Paulo de leste a oeste. Nasce em Salesópolis, na Serra do Mar, a 840 metros  de altitude e não consegue vencer os picos rochosos rumo ao litoral. Por isso, ao contrário da maioria dos rios que correm para o mar, segue para o interior, atravessa a Região Metropolitana de São Paulo e percorre 1.100 quilômetros , até o município de Itapura, em sua foz no rio Paraná, na divisa com o Mato Grosso do Sul.
Fonte: O Rio Tiête. Rede das Águas. São Paulo, 2002. Disponivel em: <www.rededasaguas.org.br/nucleo/rio_tiete.htm>. Acesso em 26 jul.2008.

(3)  O Rio Tiête nasce:
(a)   no  litoral do estado de São Paulo.
(b)   na região metropolitana de São Paulo.
(c)    na cidade de Salesópolis, em São Paulo.
(d)    no estado do Mato Grosso do Sul.

(4)  O Rio Tiête percorre:
(a) 1.100 quilômetros até o município de Itapura.
(b) 1.100 quilômetros até o interior.
(c) 1.100  quilômetros até a Serra do Mar.
(d) 1.100  quilômetros até sua foz no Rio Paraná.

   Leia o texto e responda as questões:
    Veja só  que coisa triste: o homem é o único ser vivo que destrói o ambiente em que vive. Nenhum outro habitante do planeta polui o ar, contamina a água, devasta florestas...
    As cidades são os centros de trabalho e moradia da maioria das pessoas do mundo. Algumas chegam a ter milhões de habitantes! Para abastecer e abrigar esse mundão de gente, consumimos energia, exploramos muitos recursos naturais e produzimos um montão de lixo.

   É aí que mora o problema. A ação do homem é perigosa, pois é feita em grandes proporções. A fumaça das industrias, das queimadas e dos carros das grandes cidades enchem o céu  de gases tóxicos. Os esgotos não tratados e o lixo produzido por industrias e por milhões de pessoas contaminam a água e o solo.
Fonte: Disponivel em: <http://www.canalkids.com.br/meioambiente/planetaemperigo/poluição.htm>.Acesso em: 25 jul. 2008. (excerto)
(5) A ilustração do texto destaca:
(a) os milhões de pessoas que habitam o planeta.
(b) a moradia das pessoas no mundo.
(c) o tratamento dos esgotos nas cidades.
(d) crianças de olho na destruição do planeta.
(6) Para abrigar e abastecer os milhões de pessoas que existem no mundo precisamos:
 (a) consumir energia, explorar recursos naturais e produzir um montão de lixo.
(b) tratar os esgotos é o suficiente.
(c) poluir o ar que respiramos.
(d) explorar recursos naturais e contaminar a água e o solo.

(7)  De acordo com o texto:
(a)  o  homem trabalha e mora nas cidades sem maltratar o meio em que vive.
(b)  o homem é o único ser vivo que destrói o ambiente em que vive.
(c)  os animais destroem o meio ambiente.
(d)  os animais consomem os recursos naturais e poluem o solo e a água.
   Leia o texto e responda à questão:

   VIAGENS: manual do pequeno observador
Rubens Matuck
     As crianças Araweté têm muita liberdade e brincam a maior parte do dia com brinquedos improvisados.
     Um tronco de bananeira, por exemplo, vira um barco.
     Junto com adultos, aprendem a fazer certas tarefas, como construir arcos não muito grandes, usados para caçar animais de pequeno porte. Também acompanham e ajudam seus pais nas plantações de milho e mandioca.
     A partir dos nove anos já são bons pescadores. São as crianças que, muitas vezes, fornecem peixe para toda aldeia.
Fonte: MATUCK, Rubens. Viagens: manual do pequeno observador:São Paulo: África, 1997. (excerto).

(8) A ideia central do texto é:
(a) as brincadeiras das crianças.
(b) como as crianças aprendem caçar.
(c) o modo de vida das crianças.
(d) o dia a dia do povo, na floresta.

(9) O que as crianças fornecem para a aldeia na maioria das vezes?
(a) mandioca
(b) milho
(c)  peixe
(d) apenas brincam.

(10) De acordo com o texto Araweté quer dizer:
(a) povo indígena de agricultores e caçadores.
(b) povo que habita a zona rural e plantam para sobreviver.
(c) povo da cidade que trabalha no campo.
(d) pescadores.

Boa sorte amiguinhos!
Já abraçou, quem te ama e cuida de você?



***************************

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(115) NÚMEROS DE 201 ATÉ 300

BOM ESTUDO! Imagens retiradas da Internet

(264) TRAVA - LÍNGUA - FAROFA FEITA COM MUITA FARINHA FOFA FAZ UMA FOFOCA FEIA.

FAROFA FEITA COM MUITA FARINHA FOFA FAZ UMA FOFOCA FEIA. UFA!!! TOMARA QUE VOCÊ TENHA CONSEGUIDO SEM TRAVAR SUA LÍNGUA!!!