Pular para o conteúdo principal

(542) HORÁRIO DE VERÃO



 "Eram pardos, todos nus, sem coisa alguma que lhes cobrisse as suas vergonhas."

Trecho da carta de Pero Vaz de Caminha, em que ele descreve o primeiro encontro dos portugueses com os índios, em 1500.



O conceito do horário de verão nasceu no século XVII, nos Estados Unidos. A ideia era adiantar o relógio em uma hora, a fim de aproveitar melhor a luz natural do dia, que é mais longo durante o verão. Em inglês, o horário de verão recebe o nome de Daylight Saving Time. 

Resultado de imagem para horario de verão
  • No Brasil, 0 horário de verão foi adotado pela primeira vez entre 3 de outubro de 1931 e 31 de março de 1932. Chamava-se Horário de Economia de Luz no verão.
Resultado de imagem para horario de verão
  • Ele já foi adotado também em 1932, 1949, 1950, 1951, 1952, 1963, 1965, 1966 e 1967. Entre 1968 e 1984, o horário de verão deixou de ser adotado no Brasil.
Resultado de imagem para horario de verão
  • No verão de 1985, os relógios foram adiantados como parte de um pacote de medidas tomadas pelo governo para solucionar o problema de falta de água nos reservatórios das hidrelétricas.

  • O horário de verão ajuda a reduzir a demanda por energia elétrica no chamado "horário de ponta", período que vai das 18 às 21 horas, caracterizado pela coincidência de consumo de energia por grande parte da população. Calcula-se que a medida seja responsável por reduzir de 4% a 5% o consumo de energia.

  • O horário de verão  vigora no Brasil sem interrupções desde 2 de novembro de 1885. Desde 2009, o horário de verão possui datas fixas para seu início e término. Antes, um decreto era publicado todos os anos para definir o período de vigência. Assim, o horário de verão entra em vigor a partir da zero hora do terceiro domingo de outubro e se estende até o terceiro domingo de fevereiro.

FUSO HORÁRIO

O país foi dividido em fusos horários em 1914. A maioria dos estados tem  horário idêntico ao de Brasília. Falemos dos que não têm. Os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Roraima, Rondônia, Acre e Amazonas estão 1 hora atrasados em relação ao horário da capital do Brasil. O arquipélago de Fernando de Noronha está 1 hora adiantado.



Fonte: O guia dos curiosos
Marcelo Duarte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(115) NÚMEROS DE 201 ATÉ 300

BOM ESTUDO! Imagens retiradas da Internet

(264) TRAVA - LÍNGUA - FAROFA FEITA COM MUITA FARINHA FOFA FAZ UMA FOFOCA FEIA.

FAROFA FEITA COM MUITA FARINHA FOFA FAZ UMA FOFOCA FEIA. UFA!!! TOMARA QUE VOCÊ TENHA CONSEGUIDO SEM TRAVAR SUA LÍNGUA!!!