Pular para o conteúdo principal

(375) UMA LENDA, DUAS LENDAS , TANTAS LENDAS - PROJETO DIDÁTICO - LER E ESCREVER - A LENDA DA LAGOA DAS GUARAÍRAS

UMA LENDA, DUAS LENDAS , TANTAS LENDAS  - PROJETO DIDÁTICO - LER E ESCREVER - A LENDA DA LAGOA DAS GUARAÍRAS
Resultado de imagem para UMA LENDA, DUAS LENDAS , TANTAS LENDAS  - PROJETO DIDÁTICO - LER E ESCREVER - A LENDA DA LAGOA DAS GUARAÍRAS
Certo Índio da aldeia de Guaraíra, em momento de retorno sentimental à vida selvagem, esquecido das lições que recebia, matou uma criança. Matou e comeu.
O povo e os parentes da pequena vítima, reagiram veementemente. Não preocupava àquela altura, se prejudicaria o trabalho paciente mas superficial dos padres da Companhia Jesuítica.
Intencionava imolar a tradição cultural da antropofagia, que irrompera, inusitadamente ameaçando a cultura branca, européia.
O Superior da missão não pode se omitir na circunstância, mas não podia usar de violência, segundo a norma invariavelmente adotada nos métodos da catequese dos discípulos de Santo Inácio.
Tinha porém que impor o castigo exigido. E mandou que o índio farto das carnes da criança, ficasse dentro d'água, até que fosse chamado.
Assim sendo, o índio ficou lá, mas quando procurado não foi encontrado. Foi quando começou a aparecer nas águas da lagoa um Peixe-boi indo e vindo de um lado para o outro. Alta noite, o que se ouvia, subindo das águas salgadas da lagoa, era o gemido pavoroso de tremer, horripilante, dolorido, inesquecível.
A tremenda expiação devia perdurar por muitos anos, segundo sentença do missionário. Os pescadores iam pescar e voltavam, a rede enxuta sem peixe nenhum.
Antes de dar o primeiro lanço, o Peixe-boi aparecia varejando a canoa com toda a velocidade possível.
De lá de baixo subia o gemido cortante, agoniado e rouco, como se alguém estivesse afogando.
Era o índio que devorara a criança.
Os gemidos eram mais feios, mais lancinantes, pungentes, mais magoados nas noites de luar. E quando a mareta se erguia, via-se ao reflexo da lua, o dorso do Peixe-boi que subia à superfície.
O Pior era a incerteza. O Peixe-boi em toda a parte. Certa noite, era lá no canto do Borquei. Outra, no córrego da Capivaras, e sobretudo, na Barra do Tibau, vinham aos ouvidos os urros tremendamente feios, medonhos, apavorantes!!!!

Singular destino dessa lagoa.
Quando menos se espera, o mar a devolve. Depois retoma.
Tudo é um precioso mistério.

Em Tibau do Sul-RN na Lagoa das Guaraíras..


Fonte: Ler e escrever 
Imagens retiradas pela Internet.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(115) NÚMEROS DE 201 ATÉ 300

BOM ESTUDO! Imagens retiradas da Internet

(264) TRAVA - LÍNGUA - FAROFA FEITA COM MUITA FARINHA FOFA FAZ UMA FOFOCA FEIA.

FAROFA FEITA COM MUITA FARINHA FOFA FAZ UMA FOFOCA FEIA. UFA!!! TOMARA QUE VOCÊ TENHA CONSEGUIDO SEM TRAVAR SUA LÍNGUA!!!