Pular para o conteúdo principal

(253) PRIMEIRO JORNAL BRASILEIRO FUNDADO NO DIA 10 DE SETEMBRO DE 1.808





A Gazeta do Rio de Janeiro, o primeiro jornal publicado em território nacional, começou a circular em 10 de setembro de 1808, impresso em máquinas trazidas da Inglaterra. Órgão oficial do governo português, que se tinha refugiado na colônia americana, evidentemente o jornal só publicava notícias favoráveis ao governo.
Porém, no mesmo ano, pouco antes, o exilado Hipólito José da Costa lançara, de Londres , o Correio Brasiliense ,o primeiro jornal brasileiro – ainda que fora do Brasil.
A proibição à imprensa (chegaram inclusive a destruir máquinas tipográficas), e a censura prévia estabelecida antes mesmo de sair a primeira edição da Gazeta.

A Gazeta do Rio de Janeiro - Primeiro Jornal Brasileiro

Apesar das transformações econômicas, sociais e políticas ocorridas no Brasil desde a chegada da família real, a situação da imprensa não se alterou antes de 1821. A censura à imprensa vigorava no país. Em 1821, devido às decisões da corte portuguesa, as restrições à imprensa diminuíram, e uma imprensa política começava a surgir. No entanto, apesar de a liberdade de imprensa já estar garantida na primeira Constituição brasileira outorgada por D. Pedro I, em 1824, a censura à imprensa no Brasil terminou somente em 1827, ainda no Primeiro Reinado.
Apesar de a publicação do Correio 
Braziliense ser anterior à da Gazeta, o dia 
nacional da imprensa foi comemorado até 1999
em dez de setembro. No ano 2000, a
comemoração passou a ser em primeiro de
julho, por uma lei criada pelo deputado 
Nelson Marchezan e sancionada pelo governo de
 Fernando Henrique Cardoso.
  Fonte: Internet
  BOM TRABALHO!!!!





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(115) NÚMEROS DE 201 ATÉ 300

BOM ESTUDO! Imagens retiradas da Internet

(264) TRAVA - LÍNGUA - FAROFA FEITA COM MUITA FARINHA FOFA FAZ UMA FOFOCA FEIA.

FAROFA FEITA COM MUITA FARINHA FOFA FAZ UMA FOFOCA FEIA. UFA!!! TOMARA QUE VOCÊ TENHA CONSEGUIDO SEM TRAVAR SUA LÍNGUA!!!