Pular para o conteúdo principal

(256) DIA DO AGRÔNOMO - 13 DE SETEMBRO




A Agronomia é o conjunto das ciências e dos
 princípios que regem a prática da  
agricultura, o profissional de Agronomia, cujo
 título é de engenheiro agrônomo, tem uma 
profissão com amplas possibilidades não só na área de Agricultura, no setor rural, como também no urbano.

Funções do Engenheiro Agrônomo
O trabalho de um Engenheiro Agronomo está relacionado com a produção agrícola e animal e com as pesquisas e ensaios que elaboram com o objetivo de produzirem os produtos com mais qualidade e de uma forma mais lucrativa.
Optando por duas áreas específicas, o Engenheiro Agronomo pode desenvolver a sua atividade direcionada para a vida vegetal ou para a vida animal.
Na vida vegetal as suas funções dirigem-se para a análise da composição dos solos e das condições climatéricas a que estão sujeitos. Neste sentido, são capazes de planear uma melhor utilização da terra, procedendo ao ordenamento e rotação das culturas e à introdução de novas ou melhores técnicas de cultivo e colheitas.
Também pode assumir uma atividade de investigação pelo aperfeiçoamento genético das plantas para conseguir aumentar-lhes a resistência aos fatores desfavoráveis ao seu desenvolvimento, sejam climatéricos ou do solo.
Na vida animal o Engenheiro Agronomo responsabiliza-se pela criação dos animais e pelo aperfeiçoamento das raças. Deste modo, fica encarregado por dar uma alimentação equilibrada e controlar a reprodução. O abate dos animais e a produção dos seus derivados são também funções da sua responsabilidade.
Como estuda os animais e as plantas para aumentar a qualidade dos seus produtos, o Engenheiro Agrónomo desenvolve, muitas vezes, a sua atividade na área industrial, podendo especializar-se, ou tirar a licenciatura, em Engenharia Agro-Industrial. Assumindo funções de chefe de produção ou controlador de qualidade, podemos encontrá-lo numa empresa de transformação de produtos (vegetais ou animais) – uma empresa agro-industrial.

Além disso, pode ainda participar na criação de infra-estruturas rurais como um celeiro ou instalações para os animais. Compete ao Engenheiro Agrónomo definir, no caso do celeiro, a estrutura de modo a preservar os produtos da chuva, do sol, etc. Nas instalações, deve zelar, por exemplo, pelas condições de espaço, de arejamento e alimentação para os animais.

Juramento do Engenheiro Agrônomo
Que no exercício da minha profissão de Engenheiro Agrônomo, vou me mostrar sempre fiel aos mandamentos da honestidade e da Ciência, cumprindo e fazendo cumprir a fiel observância das leis e postulados da ética profissional.
Trazer no peito a vontade de vencer e voltar a minha luta para melhorar o mundo.
Respeitar a terra trabalhando-a com nacionalidade para que mais ela possa produzir.
Nunca esquecer que a sobrevivência e o crescimento do homem somente se consolidarão de forma duradoura se harmonizados com o meio ambiente.
Utilizar a minha profissão para favorecer o progresso social e econômico do meu país.
Assim, eu juro.

O Engenheiro Agrônomo é um dos principais 
responsáveis dentro do contexto atual da 
globalização, em termos nacionais contribui
 muito para o desenvolvimento do Brasil,
 incrementando nossa balança comercial através
 da geração de divisas.
Fonte: www. portalangels

BOM TRABALHO!!!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(115) NÚMEROS DE 201 ATÉ 300

BOM ESTUDO! Imagens retiradas da Internet

(264) TRAVA - LÍNGUA - FAROFA FEITA COM MUITA FARINHA FOFA FAZ UMA FOFOCA FEIA.

FAROFA FEITA COM MUITA FARINHA FOFA FAZ UMA FOFOCA FEIA. UFA!!! TOMARA QUE VOCÊ TENHA CONSEGUIDO SEM TRAVAR SUA LÍNGUA!!!