Pular para o conteúdo principal

(66) VOCÊ SABIA... QUE A BANANA...



QUE PELO FATO DE O BRASIL SER UM PAÍS TROPICAL PODE-SE ENCONTRAR MAIS DE TRINTA TIPOS DE BANANA POR AQUI?

POIS É, E AS  MAIS CONHECIDAS  SÃO: BANANA- NANICA, BANANA-MAÇÃ, BANANA-PRATA, BANANA-OURO, BANANA-D'ÁGUA OU CATURRA, BANANA-CAIENA, BANANA-PACAMÃ, BANANA-SÃO-TOMÉ, BANANA-FIGO, BANANA-PACOBA E BANANA-DA-TERRA.







Benefícios da banana: o que você precisa saber sobre a fruta:

Cultivada em mais de 130 países e um dos alimentos mais produzidos e consumidos no Brasil, a banana é uma fruta riquíssima em vitaminas, cálcio, fibras, potássio e antioxidantes. Muito por causa disso, os benefícios da banana são inúmeros, mas ela ainda assim levanta dúvidas a respeito da sua inclusão em dietas. Afinal, quem tem diabetes pode comer banana? Ela é tão boa assim para quem pratica atividades físicas? Confira as respostas para essas e outras perguntas:

Primeiro, mais sobre a banana

Antes de falar dos benefícios da banana para nossa alimentação, é muito importante saber que a fruta é composta por 75% de água e 25% de matéria seca, e que pode ser encontrada em diferentes variedades. As mais conhecidas e populares são: banana prata, banana maçã, banana da terra, banana ouro e banana nanica.
Elas diferem entre si principalmente no formato e no sabor, mas as vantagens nutricionais não variam tanto de uma para a outra.
A banana é muito consumida in natura, mas também pode ser utilizada para diversos outros fins: sobremesas (lembra das famosas banana split e bananadas?), saladas de frutas e até sangrias. Outro tipo de alimento que está em alta são as bananas chips, um aperitivo feito com rodelas de banana desidratada ou frita. Há ainda aqueles que preferem misturá-la, crua, com arroz e feijão. Não há limites para a criatividade.

7- benefícios da banana

Abaixo, separamos mais informações sobre a banana para te deixar com água na boca e ter ainda mais motivos para querer consumi-la:

1. Alô, atletas!

Além de ser fonte de vitaminas e minerais, incluindo magnésio, ferro, manganês e cobre, entre outros, a banana possui alta concentração de carboidratos (que são metabolizados pelas células e dão energia para o corpo). Por isso, ela é uma ótima opção para atletas profissionais e atletas amadores incorporarem à dieta.
Aliás, a banana também é uma fonte muito rica em potássio, e por isso ajuda a evitar cãibras — um problema muito comum de quem pratica exercícios. Importante ressaltar, também, que somente o potássio não é capaz de prevenir as contrações musculares. Além de comer muita banana — e até carambola, outra fruta riquíssima no nutriente –, você deve beber muita água e se alimentar corretamente antes e depois dos treinos. Não forçar demais o músculo também é um bom método preventivo contra cãibras.

2. Coração mais forte

O potássio (sim, ele de novo) ainda pode trazer benefícios para a saúde do coração. Por ser um mineral condutor de eletricidade, ele ajuda a manter a estabilidade dos batimentos cardíacos, além de ser ótimo também para controlar a pressão arterial.

3. Digestão nota 10

A banana é muito rica em fibras e elas são excelentes aliadas do nosso trato gastrointestinal. Comer banana, então, ajuda a melhorar a digestão e regular as funções do intestino. As fibras ainda atuam como uma espécie de esponja, que absorve o colesterol ruim do organismo e o elimina por meio das fezes.
Uma banana tem aproximadamente 3 g de fibras, o que corresponde a 10% do total que devemos consumir diariamente do nutriente.

4. Tchau, mau humor!

A banana também tem grandes quantidades de um aminoácido chamado triptofano. Ele é responsável pela produção de serotonina — o famoso “hormônio da felicidade”, junto com a endorfina, ocitocina e a dopamina.
A serotonina é chamada por esse nome por ser, na realidade, um neurotransmissor que gera relaxamento, bem-estar e melhora o humor. Não à toa, a banana é tão indicada para pessoas que têm depressão.

5. Trem de oxigênio

Entre os benefícios da banana, também está o fato de ela melhorar a produção de hemoglobinas — uma proteína encontrada no interior das hemácias, as células vermelhas do sangue.
A função das hemoglobinas é transportar oxigênio para todos os tecidos do corpo, ajudando a mantê-los sempre saudáveis e em funcionamento. Essa qualidade da banana é resultado direto da quantidade de ferro e magnésio em sua composição nutricional.

6. Cérebros, pele e ossos

Por ser rica em manganês, nutriente importantíssimo para a proteção do nosso sistema nervoso e dos ossos, e em vitamina C, que aumenta a produção de colágeno e dá mais elasticidade à pele, a banana é uma forte aliada contra diversos tipos de demência, AVCs, osteoporose, doenças de pele e envelhecimento precoce.

7. Boa para os olhos

A banana também melhora a saúde dos olhos por ser muito rica em vitamina A e solúvel em gorduras que ajudam a preservar as membranas dos olhos, além de evitar a cegueira noturna.

Curiosidades sobre a banana

  • A fruta ajuda quem quer parar de fumar: por conter vitaminas B6 e B12, a banana ajuda a estabilizar o corpo para que ele se adapte à redução de nicotina e, com isso, minimize os sintomas da abstinência do cigarro;
  • Diabéticos devem consumi-la com parcimônia: a fruta possui alto índice glicêmico, o que significa que passa rapidamente da corrente sanguínea para as células do corpo, ocasionando eventuais picos de glicemia.
  • Muita gente não sabe, mas a casca da banana contém vários nutrientes, açúcares naturais (glicose e sacarose) e minerais, e pode ser aproveitada em várias receitas. Você pode preparar brigadeiros, bolos, farinhas e até bifes empanados com a casca de banana que você costuma jogar no lixo depois de removê-la da fruta.
  • A expressão “a preço de banana” surgiu pelo fato da fruta geralmente ser muito barata. Em média, ela costuma ocupar menos de 1% do total de despesas dos brasileiros com alimentação.
Fonte: Juliana Pizzocolo Martins, nutricionista e fisiologista do exercício / CRN 3 23055

BANANA FAZ BEM PARA A SAÚDE!!
Imagens e textos retirados da Internet








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(115) NÚMEROS DE 201 ATÉ 300

BOM ESTUDO! Imagens retiradas da Internet

(264) TRAVA - LÍNGUA - FAROFA FEITA COM MUITA FARINHA FOFA FAZ UMA FOFOCA FEIA.

FAROFA FEITA COM MUITA FARINHA FOFA FAZ UMA FOFOCA FEIA. UFA!!! TOMARA QUE VOCÊ TENHA CONSEGUIDO SEM TRAVAR SUA LÍNGUA!!!